Você é um profissional empregável? Aprenda mais sobre empregabilidade

Empregabilidade é influenciada por variáveis como networking e atitudes em prol do aprimoramento profissional

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O termo “empregabilidade” é utilizado no mercado de trabalho para mensurar o quanto uma pessoa é “empregável”, analisando quais seriam as dificuldades para ela de encontrar um novo posto de trabalho, caso precise.

No entanto, a empregabilidade não é somente essencial para obter um novo emprego, mas também para se manter no mercado de trabalho. Sabe-se que a competição entre os profissionais é hoje cada vez mais acirrada. Além do grande número de candidatos que disputam as vagas existentes, anualmente a concorrência se expande com novos recém-formados procurando o seu lugar ao sol, sem muita experiência, mas com muitos cursos na bagagem e vontade de crescer.

Para que a empregabilidade esteja sempre em alta, é vital se manter informado. Muitas vezes, torna-se complicado custear novos cursos. Primeiro, pela falta de disponibilidade de horário. Depois, pela questão financeira, já que poucas empresas atualmente proporcionam estes benefícios aos funcionários. Por isso, seja criativo e procure outras formas de ampliar conhecimentos. Dentro da empresa, envolva-se em todo o processo. Procure entender o todo, ou seja, o funcionamento da companhia, e jamais se restrinja à sua mesa ou computador.

Aprenda a investir na bolsa

Fora dela, mantenha-se atualizado. Informe-se acerca de assuntos que lhe despertam interesse, incluindo aí aspectos culturais, como cinema e teatro. Com a internet, as revistas e os jornais, você conseguirá grandes avanços neste sentido, basta que esteja disponível a isso!

Mensurando a empregabilidade

É difícil mensurar a empregabilidade dos profissionais, uma vez que ela é influenciada por uma série de variáveis, como os conhecimentos em idiomas, as atitudes em prol do aprimoramento profissional, o cultivo da rede de relacionamentos e até alguns traços da personalidade.

Mas o site de empregos Curriculum.com.br aceitou o desafio e criou um teste de empregabilidade (disponível no www.curriculum.com.br/empregabilidade), que o profissional cadastrado pode fazer sem custo nenhum e obter os resultados para compreender melhor o tema e dedicar-se aos pontos que precisam ser melhorados.

“Criamos um empregômetro que auxilia o profissional a desenvolver seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos, com o objetivo principal de conseguir um bom emprego”, comenta o presidente do site, Marcelo Abrileri.

Como funciona o teste

A redação da InfoMoney decidiu fazer o teste, para contar ao leitor como ele funciona. A conclusão é de que o teste é completo e, de fato, pode ajudar os profissionais a compreender o que é a “empregabilidade” e o que a determina.

É possível fazer o teste em cerca de 20 minutos. Para quem está procurando emprego, vale a pena tentar. Ele começa com uma pergunta: “Qual é seu objetivo profissional?”. A partir daí são realizados questionamentos acerca da escolaridade e da atualização profissional, que deve – ou deveria – condizer com o objetivo relatado.

PUBLICIDADE

O conselho que o teste dá é que “manter-se atualizado e alinhado com o mais refinado nível de conhecimento da sua área de atuação” aproxima você de profissionais do ramo, podendo ser um diferencial na busca do emprego. Daí a importância de participar de cursos, palestras, workshops, eventos ligados ao seu segmento de atuação, grupos informais e associações.

Pontos interessantes

O interessante é que o teste, visivelmente, considera o networking vital para a empregabilidade, de forma que analisa como se dá o cultivo da rede de relacionamentos. Outro ponto positivo: ele avalia seu nível de inclusão digital, o que se tornou muito importante nos dias de hoje, em que quase não se utiliza mais currículos de papel e muitas empresas passaram a selecionar profissionais via web.

Portanto, não se assuste ao se deparar com perguntas sobre acesso à internet, notícias, fóruns de discussão, blogs, perfis em sites de relacionamento e uso de mecanismos de busca para solucionar dúvidas e buscar informações. A dica, para medir sua empregabilidade, é ser sincero, sem medo da resposta! Bom teste!