STOCK PICKERS Pedro Chermont e Hulisses Dias falam sobre as lições de Warren Buffett que podemos aplicar nesta crise; assista

Pedro Chermont e Hulisses Dias falam sobre as lições de Warren Buffett que podemos aplicar nesta crise; assista

Enfrentando o problema

Você é tímido? Veja 3 segredos que podem lhe ajudar em apresentações

Além de auxiliar no desenvolvimento de sua autoconfiança, falar em público também é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Falar em público é um desafio e dificuldade para a maioria das pessoas. Isso não significa, porém, que você deve se intimar e não enfrentar as dificuldades. Além de auxiliar no desenvolvimento de sua autoconfiança, falar em público também é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação, muito importantes para o desenvolvimento profissional.

Confira a seguir três segredos ou dicas-chave que podem ajudar você em apresentações:

1. Seja autêntico
Uma das coisas que mais cativam um público, seja ele qual for, são palestrantes autênticos e originais. Se você se apresentar lendo as anotações ou diretamente dos slides do PowerPoint, por exemplo, não terá a atenção necessária para que a audiência entenda sua mensagem como você gostaria. Busque memorizar os pontos principais da apresentação e seja flexível para que se sinta mais livre e menos pressionado.

PUBLICIDADE

2. Pratique em voz alta
Para conseguir a confiança necessária na apresentação, a prática e treino são essenciais. Você pode fazer isso em frente a um espelho, para observar as melhores expressões e também para amigos e familiares. A partir dos comentários que esses colegas fizerem, será possível aprimorar ainda mais a mensagem e a maneira como ela será apresentada.

3. O início da palestra
Não comece sua apresentação com longos discursos de agradecimento e apresentação, além de ser monótono, também irá distrair a plateia da mensagem que você quer passar em seguida.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia