é justo?

Você deve aceitar uma promoção sem um aumento?

Em alguns casos, a oferta não vem conforme o desejado: o aumento salarial não será concedido

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O sonho de muitos profissionais é conseguir uma promoção no trabalho. O problema é que em alguns casos, a oferta não vem conforme o desejado: o aumento salarial não será concedido. Então como decidir se é uma boa ideia aceitar a promoção mesmo sem o aumento? Confira algumas coisas que você deve considerar antes de aceitar uma promoção nessas condições:

1. Descubra por que você não está ganhando o aumento. O primeiro passo é descobrir porque você está ganhando a possibilidade de ser promovido sem que seu salário seja aumentado. Em geral os motivos mais comuns são a falta de recursos para aumentar seu pagamento naquele momento e, em seguida, o fato de que você não tem todas as habilidades que os recrutadores buscariam em um profissional no mercado de trabalho. Tendo essas informações você poderá entender com mais clareza se existe chance de conseguir um aumento no futuro e, assim, fazer uma decisão consciente.

2. Certifique-se de que isso poderá contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Se a sua promoção vem com a ressalva de que você não está completamente qualificado para o cargo, peça os recursos necessários para preencher os requisitos em que você deixa a desejar.

Aprenda a investir na bolsa

Isso vai contribuir para que você desempenhe seu novo papel na empresa e também poderá contribuir para o seu desenvolvimento profissional como um todo. Pesquise cursos de especialização e workshops que capacitem você para as novas funções e questione seus superiores sobre a possibilidade de participar desse tipo de treinamento. Lembre-se: quanto mais qualificado você for, mais chances terá de conseguir o aumento depois.

3. Descubra como você pode se beneficiar. Outra consideração a ser feita antes de aceitar uma promoção sem aumento é certificar-se de que você não está aceitando as condições apenas para subir rapidamente na carreira. O melhor a fazer é sentar-se com o seu gestor e perguntar exatamente quais são as funções do novo cargo, entender se isso se parece com o que você já está fazendo, etc.

Além disso, não deixe que a insatisfação com o salário impeça você de perseguir seus interesses. Pense em como essa promoção poderá colocá-lo mais perto dos seus objetivos na carreira e considere: vale a pena abrir mão do aumento em nome dessa possibilidade de atingir minhas metas? A resposta para essa pergunta é o que vai garantir que sua decisão seja consciente.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.