Voa muito a trabalho? Veja como aliviar problemas de saúde

Profissionais podem tomar atitudes para diminuir impacto das viagens e para que ela realmente seja produtiva

SÃO PAULO – Trabalhar em empresas com muitas filiais pode ser um problema para quem não gosta de viajar ou sente muito o efeito do fuso horário. Deslocar-se uma vez ou outra para resolver um problema pode até ser vantajoso e divertido, por tirá-lo da desgastante rotina. Mas será que sua saúde física aguenta ficar mudando de ambiente com tanta freqüência?

Se a resposta for negativa, pode ter certeza que você precisa tomar algumas providências para não sentir tanto o impacto da viagem e torná-la vantajosa para a empresa e para você.

Dicas de alimentação

Quando estiver voando, procure relaxar e tomar muita água, já que seu corpo precisará estar disposto em possíveis reuniões e a hidratação é fundamental para isso. Nada de bebidas alcoólicas, você está a trabalho e não pode prejudicar seu desempenho.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas não se sentem confortáveis em vôos. Se você se encaixa nesse grupo, fique muito atento à alimentação. Não é somente porque você está fora do escritório e tem mais tempo disponível para a refeição, que precisa exagerar. Procure comer alimentos leves antes e durante o vôo.

Sono e movimento

Procure adaptar o seu ritmo de sono ao fuso horário, aproveitando os momentos de descanso para repor as energias. Imagine não conseguir prestar atenção durante a reunião decisiva por causa do sono ou de cansaço?

Em viagens muito longas, é preciso que você se movimente. Levante algumas vezes durante a viagem, se possível a cada duas horas, como é indicado para quem trabalha muito tempo sentado.

Ande pelo avião, assim os músculos relaxam mais e pode-se aliviar a sensação de cansaço. Sentado, tente mudar de posição.