Visão estratégica: o grande diferencial dos profissionais de sucesso

Estudo realizado por consultoria destaca tal competência como uma das mais importantes no mercado de trabalho

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Para ter sucesso no mercado de trabalho, os profissionais precisam ficar atentos às exigências e competências valorizadas pelas organizações. Nesse sentido, um estudo feito pela consultoria de recrutamento e seleção, Asap, revelou que ter visão estratégica do setor de atuação da empresa é um grande diferencial.

Independente do cargo, do setor e da empresa, o profissional deve “dar valor à função e saber o impacto direito das ações na organização”, pontua a consultoria. Ou seja, mais do que entregar seu trabalho, é importante entender como ele colabora para o resultado final dos processos.

Além da visão estratégica, a consultoria destaca o conhecimento de um segundo idioma, com destaque para o inglês. “Hoje a segunda língua não é mais um adicional e sim pré-requisito”, afirma. Portanto, investir em idiomas deve fazer parte das preocupações dos profissionais, sobretudo, daqueles responsáveis pelo relacionamento ou quando há uma possibilidade de atuar com uma equipe multicultural.

Continua depois da publicidade

Ainda, “saber identificar a cultura da organização e não ferir os valores e crenças da empresa são outros pontos de atenção”, afirma a consultoria.

Outras características que diferenciam os bons profissionais são:

Seja transparente, sem ultrapassar os limites das relações profissionais e humanas;

Continua depois da publicidade

Saiba ouvir – saber ouvir é o primeiro passo para saber se comunicar. Analise o que foi dito;

Resiliente – lidar de forma madura e otimista diante de mudanças organizacionais;

Liderança; gestão; trabalho em equipe – seja um líder inspirador, independente do seu cargo. Compartilhe ideias;

Continua depois da publicidade

Inove – sugira formas diferentes de se fazer as mesmas coisas. Sugira novos produtos, processos, otimize o tempo e use a imaginação;

Sentimento de dono “ownership” – se sentir responsável pelo sucesso da organização como um todo ates mesmo do próprio sucesso;

Ser coerente – mantenha suas atitudes alinhadas ao discurso.