Vida profissional: você é guiado pela ganância ou pela ambição?

Termos se caracterizam pela busca do objeto de desejo, mas um valoriza a conquista e, no outro, a vitória não satisfaz

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com o especialista em marketing Clóvis Tavares, a ambição é diferente da ganância, sendo que, na primeira, a conquista é vangloriada, enquanto na segunda, a cada vitória, sente-se frustração.

Enquanto não há problema nenhum em ser ambicioso, já que a busca incessante por alcançar o objeto é necessária, ser ganancioso pode prejudicar os profissionais, que se sentirão infelizes constantemente.

Ambicioso se encanta

Quando você conquistou aquele posto que tanto almejava, comemorou e reconheceu sua competência? Caso isso aconteça sempre com você, pode-se sentir guiado pela ambição.

Aprenda a investir na bolsa

“Ela é um desejo definido a ser realizado, é uma força, o combustível que queima por dentro. Quando alcançamos o objeto da nossa ambição, ou seja, o nosso desejo, o sonho, sentimos encantamento, satisfação e vontade de fazer o tempo parar para contemplar a esperada conquista”, descreveu Tavares.

Ganancioso é frustrado

Quando você atinge seus objetivos, já está pensando no próximo e sequer dá importância para ele? Essa é uma prova de que não dá o real valor para o que consegue na vida profissional, o que pode lhe causar problemas, por não se sentir realizado.

“A ganância não satisfaz, pelo contrário, a cada conquista nos sentimos mais frustrados porque queremos mais, as conquistas parecem pequenas. Os gananciosos chegam ao cume de uma montanha e nada vêem, estão cegos por uma outra montanha mais alta, não observam a conquista, não curtem o momento e descem correndo. Os gananciosos não sabem o que é vencer”, disse o especialista.