Vida profissional: veja os dez mandamentos para uma boa negociação

O primeiro deles é definir muito bem aonde quer chegar, sem esquecer as limitações que a outra parte pode impor

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O nervosismo à flor da pele, diante da pressão por resultados, pode atrapalhar a negociação. É preciso ter calma e saber discernir alguns pontos, para não colocar tudo a perder.

Um primeiro passo, de acordo com a responsável pela área de promoção e vendas do grupo Astra, Márcia Rossi, é separar a pessoa do problema. “Seja firme com o problema, e afetuoso com a pessoa”.

Concentre-se no que lhe interessa, para que possa apresentar uma solução digna. “Crie uma variedade de possibilidades antes de decidir o que fazer, principalmente opções que atendam o interesse dos dois lados. Transforme interesses divergentes em benefícios mútuos”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Outro ponto que não deve ser esquecido, durante a negociação, são os critérios. De acordo com Márcia, o profissional deve insistir em critérios objetivos, relevantes à situação. “Isso facilita o raciocínio sobre o tema da negociação”.

Mandamentos

Para alcançar os objetivos, Márcia apresenta dez mandamentos para a negociação, com as quais o profissional terá grandes chances de obter êxito: