Vida profissional: participar de prêmio universitário desenvolve habilidades

Muito mais que uma forma de reconhecimento pelo que foi feito, premiação mostra espírito empreendedor e maturidade

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Universidades brasileiras promovem premiações para os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano. Muito mais do que uma forma de reconhecimento pelo que foi feito, participar de um concurso como esse ressalta características valorizadas pelo mercado de trabalho em geral.

De acordo com o consultor do instituto de aperfeiçoamento profissional IDORT/SP, David Carlessi, normalmente, com o projeto, os alunos acabam adquirindo a experiência empresarial que não têm. “Eles fazem a aplicação prática da teoria quando participam e, por este motivo, já saem ganhando, mesmo que não vençam a competição”, afirmou.

Características desenvolvidas

Vencer significa que o universitário possui diversas características requisitadas pelo mercado de trabalho, mesmo que a competição seja feita em grupo. Carlessi listou algumas delas:

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Contatos importantes

Algumas empresas costumam participar da promoção desses prêmios. Por isso, diversos profissionais da área são chamados para indicação dos vencedores, o que traz visibilidade para quem ainda está nos bancos universitários. Além disso, é a chance de começar a montar o famoso networking.

A rede de contatos é muito importante para a carreira. Segundo a pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros – edição 2007”, realizada pela Catho Online com 12 mil profissionais, 44,36% dos entrevistados disseram que conseguiram emprego pela indicação dos amigos.

“No contato com a outra pessoa do mesmo ramo, é analisada a capacidade de comunicação, de se relacionar e fazer perguntas, além do conhecimento cultural”, disse Carlessi.

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Currículos

Quando vencer um prêmio universitário, Carlessi indica que o aluno coloque isso no currículo. “Porque mostra iniciativa, que concretizou alguns conceitos. É como incluir que já foi monitor, o que revela uma ação de liderança, que o aluno se destacou de alguma maneira”, afirmou.

O consultor indica ao universitário que não fale do vencimento do prêmio durante a entrevista em grupo, a não ser que seja perguntado. O melhor, segundo Carlessi, é esperar um momento mais particular, quando o aluno deve falar quais foram as atividades realizadas.