Vida profissional: dicas para se tornar mais flexível

Em um cenário em que as empresas devem superar a concorrência, se destaca o profissional que sabe lidar com diversas situações

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em uma época em que as empresas passam por mudanças para driblar a concorrência, o profissional que se destaca é o mais flexível ou o que sabe lidar com situações diversas. Ser flexível, neste caso, não significa não ter uma posição bem definida, mas conseguir entender, negociar e se adaptar, mesmo que a atitude não faça parte dos seus interesses.

De acordo com a consultoria de gestão de talentos Caliper, o primeiro passo, para isso, é escutar os colegas com a intenção de entender aquilo que lhe foi dito e não somente de responder ou retrucar. Esteja disponível para ouvir, o que poderá trazer oportunidades de crescimento.

Arrisque

Avalie as alternativas e questione as idéias do grupo. Tente fazer de outra maneira determinada atividade, mesmo que não concorde, para analisar se ela é mesmo vantajosa. Mas se estiver certo de que o caminho que fazia era o melhor, não se envolva ao ponto de não mudar o ritmo.

Aprenda a investir na bolsa

Para mudar ou não, ouça os demais colegas, assim você amplia o conhecimento e a habilidade de chegar a melhores resultados.

Dicas

Saber se relacionar com as pessoas é essencial para se tornar mais flexível. Para isso, veja as dicas dadas pela Caliper:

  • Saiba que os outros podem ter idéias melhores do que as suas;
  • Controle a necessidade de estar no controle;
  • Não se renda a conceitos ultrapassados, estereótipos e paradigmas;
  • Algumas vezes, é necessário colocar de lado suas opiniões para um bem comum;
  • Não seja intransigente a ponto de não se mostrar disponível para colaborar.