Viciados em tecnologia podem sofrer de dores e lesões musculares

Ficar sentado durante horas, numa postura incorreta, pode trazer danos aos usuários de computadores e videogames

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você é obrigado a passar horas em frente a um computador quando está trabalhando? Ao voltar para casa, à noite, você continua usando a tecnologia para se divertir? Caso tenha respondido sim a alguma dessas duas perguntas, aqui vai uma péssima notícia.

As novas tecnologias trouxeram vários problemas para os usuários de computadores, celulares e adeptos do videogame. Ao longo do tempo, dores inofensivas, causadas pelo mau uso destes equipamentos, podem se transformar em lesões sérias e incapacitar aqueles que passam horas em frente ao computador.

Dores

Segundo uma pesquisa feita nos EUA, mais da metade dos usuários de computadores apresentam dores nas costas e em outras partes do corpo, como joelhos, ombros, mãos e nuca. A falta de exercícios e alongamento, juntamente com a má postura diante das máquinas, são as principais vilãs de doenças como as LERs (Lesões por Esforços Repetitivos) e as Dorts (Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho).

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o Ministério do Trabalho, as lesões provocadas por movimentos repetitivos representam 70% das doenças relacionadas ao trabalho. A mais comum delas é a tendinite, inflamação crônica dos tendões. Em caso avançado, ela pode atingir braços e o pescoço, comprometendo o trabalho e o estudo. Apesar de haver uma cirurgia para a tendinite, existem casos em que o paciente volta a ter dores e é obrigado a abandonar a atividade profissional.

Com relação aos videogames, outro causador de dores musculares, a postura errada é a principal responsável. Neste caso, o problema pode ser ainda mais sério, uma vez que a maior parte das vítimas são crianças e adolescentes, cuja calcificação ainda não está formada. Um estudo feito pela USP, Universidade de São Paulo, aponta que nos casos analisados, todos os jovens apresentavam má postura diante do videogame.

Postura correta

O primeiro passo para evitar doenças e dores relacionadas aos esforços repetitivos é descansar durante a jornada de trabalho. A dica vale também para os que passam horas em frente ao videogame e no bate-papo na Internet: devem fazer intervalos para relaxar a musculatura e descansar a mente. Exercícios de alongamento também podem ajudar a evitar as lesões.

No entanto, ainda no que diz respeito à prevenção destas doenças, os médicos recomendam adotar uma postura correta durante a utilização das máquinas. O melhor jeito de melhorar a postura é comprando um mobiliário ergonômico, ou adaptar o que você já possuiu para o seu corpo.

O ideal é que seus braços fiquem apoiados na mesa, junto ao teclado e ao mouse. Os cotovelos devem ficar ao lado do corpo, de maneira confortável. O monitor, por sua vez, deve ficar à altura dos olhos, ou ligeiramente abaixo, para evitar que a coluna fique arqueada na região da nuca. É importante regular o encosto de sua cadeira para que sua coluna fique ereta. Se não for possível ajustar, recomenda-se utilizar um apoio lombar para sustentar a coluna.

Os pés também devem ficar encostados no chão. Se você for muito baixo, utilize um apoio avulso para acomodar a sola dos pés, mantendo os joelhos flexionados, num ângulo de 90 graus em relação às panturrilhas.

PUBLICIDADE