Vestir-se como o chefe pode ajudar no sucesso profissional, diz pesquisa

Copiar o modo de se vestir é considerado um ato de equilíbrio, explica estudiosa

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Aqueles que pensam que o seu chefe se veste mal e se orgulha do seu “senso fashion” podem estar cometendo um ato de sabotagem contra a sua própria carreira, pelo menos é o que indica um estudo feito pela loja de departamentos inglesa Debenhams. O levantamento mostra que a chave para o sucesso está em se vestir como o chefe.

Segundo o jornal The Guardian, mais de dois terços dos gestores admitem que aqueles subordinados que se vestem como eles acabam ganhando uns “pontinhos extras” no trabalho. Para a professora de política social e sociologia da University of Kent Julia Twingg, a moda sempre esteve relacionada à hierarquia. “Historicamente, as pessoas de menor status se vestem imitando os indivíduos de status elevado”, afirma.

Os profissionais acabam desenvolvendo, inconscientemente, um “look” padrão, para serem aceitos em um grupo e ajudarem a fortalecer o espírito de equipe e aumentar os níveis de produtividade. A cópia no modo de se vestir é considerada um ato de equilíbrio, explica Julia. “Nós queremos estar vestindo as roupas certas para caber em um grupo, mas também chamando um pouco mais de atenção do que os outros do grupo.”

Tópicos relacionados