Vestibular: ainda não foi desta vez?

Se você está entre os que não conseguiram garantir uma vaga na faculdade, não desanime! Veja aqui algumas dicas de como recomeçar e mãos à obra!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Durante um ano você ficou se preparando para o vestibular. Em casa, no cursinho ou no colégio o assunto era sempre o mesmo. Porém, depois de uma maratona de provas, você não conseguiu sentir o gostinho de ver seu nome na lista dos aprovados.

Para quem está do lado de fora da situação, é sempre fácil aconselhar, mas saiba que muito mais pessoas do que você imagina passam por esta decepção. Portanto, a hora é de encarar o fato, erguer a cabeça e seguir em frente.

Cabeça fria

O ponto é: o que tinha que ser feito, já foi. Não adianta ficar se martirizando agora, se deveria ter estudado mais, ter ficado menos nervoso, ter prestado mais atenção às tradicionais “pegadinhas” de cada prova. O melhor a fazer neste momento é relaxar um pouco, para poder colocar a cabeça no lugar.

Aprenda a investir na bolsa

Curta seu merecido descanso, e coloque seus olhos no futuro. Porém, cuidado para não se acomodar! Você deve ter consciência de que o processo de ingressar na faculdade representa um grande investimento financeiro: além das inscrições, que dependendo do caso, são várias, existe também toda a preparação, geralmente feita em cursinho pré-vestibular. Portanto, pese bem este fator e evite se tornar um veterano de provas, um vestibulando profissional, passando pela experiência três, quatro ou até cinco vezes.

Verdadeira vocação

Neste período de reflexão, procure responder à seguinte pergunta: é este o curso que quero mesmo fazer? Cuidado para não cair na armadilha de escolher uma carreira seguindo orientação de parentes, amigos ou preferir a faculdade mais próxima da sua casa, ou o curso mais fácil de “entrar”. Isso pode frustá-lo no futuro.

Tenha em mente que se trata da escolha da sua profissão, ou seja, a atividade que você fará diariamente, por grande parte da sua vida. Portanto é preciso afinidade com a área escolhida, e muita força de vontade para segui-la. Este adiamento para ingressar no mundo universitário pode representar uma oportunidade de rever os seus planos, que tal?

Combata a cobrança e a tensão

Lembre-se que a prova de vestibular é uma forma bastante subjetiva de avaliar seus conhecimentos. O desempenho de um candidato pode variar muito, dependendo do seu estado geral no dia do exame.

Portanto, além de estudar muito neste ano, procure aliar à sua rotina algumas atividades que lhe proporcionem bem estar, disposição e energia para garantir bons resultados. Cuide de sua alimentação e de sua mente, para que possa contar com muito equilíbrio emocional, principal aliado do vestibulando em sua maratona de exames. Bom recomeço e boa sorte!!