Vendedor: Natal será o melhor dos últimos dez anos. Conquiste o cliente!

"Com um cenário tão favorável, vendedores não podem perder a chance de aumentar seu desempenho", explica especialista

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com projeções do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), o desempenho do comércio varejista neste Natal será o melhor dos últimos dez anos. O prognóstico é de alta de 9,3% nas vendas para o varejo como um todo. O dado positivo é motivado pelo crédito farto no mercado, pela queda do calote e pela recuperação da renda e do emprego.

As 28 grandes redes varejistas que integram o IDV devem encerrar 2007 com crescimento real de 12% nas vendas, na comparação com 2006, e faturar quase R$ 100 bilhões ao longo deste ano.

Com tantas variáveis a favor das empresas, este é o melhor momento para que os vendedores melhorem suas performances. “Com um cenário tão favorável, os profissionais não podem perder a chance de aumentar seu desempenho, cumprir metas e vender. A hora não poderia ser mais oportuna”, garante o presidente da Winners, empresa especializada em vendas, Dominic de Souza.

Dicas

Aprenda a investir na bolsa

“Quanto mais você se conectar com as emoções natalinas e os seus significados, mais contagiante será. Um número maior de pessoas se identificará com você e as chances de vender aumentarão.”

Portanto, na avaliação de Souza, é importante apostar no sentimento coletivo, típico dessa época do ano, em que as pessoas estão mais sensíveis e receptivas para fazer bons negócios.

Veja as dicas do especialista em vendas:

  • Permita que o cliente conte os motivos pelo qual o seu Natal será agradável;
  • Pergunte quais são os planos para a data;
  • Procure escutar as aventuras de Natal vividas pelo cliente;
  • Resgate em perguntas o significado do Natal para as pessoas e saiba o que tem de melhor para oferecer;
  • PUBLICIDADE

  • Incentive a compra vinculada aos fatos relatados e saiba o que tem de melhor para oferecer que se ajuste às informações recebidas;
  • Por fim, lembre-se de que as pessoas estão em busca de troca de emoções e aplique isso no seu trabalho.