Vendas: funcionários podem ganhar mais do que líderes!

Nesta área, as comissões fazem diferença. Líder não precisa divulgar o fato e funcionário não deve pensar que é melhor que chefe

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na área de vendas, além do salário fixo e dos benefícios fornecidos pela empresa, é possível ganhar por comissão. Isso significa que quanto mais a pessoa se empenhar e conseguir vender, o salário será maior.

Na maioria das empresas existe uma hierarquia a ser seguida e, quanto mais alto você estiver, poderá ganhar mais. Mas esta regra não é geral, principalmente no ramo das vendas. Neste caso, a comissão faz diferença.

Líder: nada de divulgar o fato!

Mesmo que você, como líder, saiba que seu funcionário está ganhando mais, nada de sair divulgando para todos dentro da empresa. Ninguém precisa saber de salários e valores, mas devem focar em projetos e, nesta área, em conquistar clientes.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, o comportamento do líder, neste caso, deve ser o mais natural possível. Mas se sentir que a diferença é muito brusca, comparada com a quantidade de horas ou atividades feitas por você e pelo subordinado, vale uma negociação com a empresa.

Você também deve ter em mente que esta diferença pode ser temporária devido à instabilidade deste setor. Mesmo assim, nada de tentar disputar. Busque se desempenhar tão bem quanto o funcionário.

Funcionário: você não é melhor!

Já para o funcionário que ganha mais do que o chefe, não pense que, por este motivo, você é melhor do que ele. Pode apenas ter tido mais sucesso nas vendas em um certo período, mas será que tem capacidade em gerir uma equipe? Delegar tarefas?

Ganhar mais não significa que você é mais poderoso. Lembre-se sempre de que você deve respeito ao seu chefe e deve seguir as orientações dadas por ele.

Seu desempenho não deve ser anunciado a todos, assim como o quanto você ganha na empresa em que trabalha. Isso somente estimulará uma competição desnecessária. Com foco em suas atividades, você terá mais sucesso, e poderá ganhar ainda mais.