Vendas do varejo registram queda de 3% em junho

Segundo a Serasa, acumulado do ano teve elevação de 9,3%; resultado é impulsionado por crédito e aumento da massa salarial

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As vendas do varejo registraram queda de 3% em junho deste ano, em relação ao mês anterior. Na comparação anual, no entanto, a atividade comercial registrou alta de 10,3%.

Os dados fazem parte do Indicador Serasa de Atividade do Comércio, estudo divulgado pela entidade nesta terça-feira (10).

Segmentos

O levantamento aponta ainda que o varejo composto por hipermercados, supermercados, alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc.) teve queda de 0,2% nas vendas, em junho, ante o mês anterior, enquanto o varejo especializado (lojas de eletroeletrônico, veículos, materiais de construção etc) registrou diminuição de 5,9% na mesma base comparativa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na comparação com junho do ano passado, as lojas de varejo especializado puxaram as vendas do sexto mês deste ano, com alta de 11%, enquanto as do setor de alimentos e bebidas cresceram 9,3%.

Acumulado

Já o acumulado do ano registrou aumento de 9,6% na atividade do comércio varejista, na comparação com os seis primeiros meses de 2006.

Segundo os analistas do Serasa, a alta nas vendas no primeiro semestre deste ano foi determinada pelo crescimento de 11,9% nas vendas do varejo especializado, ao passo que as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas subiram 7,5%, na comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

Continua depois da publicidade

Crédito e rendimento

Analistas do Serasa ainda disseram que o crescimento nas vendas no semestre se deve aos impulsos proporcionados pelo aumento continuado do crédito ao consumidor e recuperação da massa salarial.

Já a queda nas vendas na comparação com maio, sobretudo no varejo especializado, é justificada pelo fato de o feriado do Dia das Mães, que é comemorado no quinto mês do ano, ser mais intenso em volume de vendas do que o Dia dos Namorados, comemorado em junho.

Metodologia

O Indicador Serasa de Atividade do Comércio considera uma amostra das 6 mil empresas do varejo mais representativas de todo o País.