Vendas da indústria nacional cresceram 1,69% entre setembro e outubro, diz CNI

O aumento foi impulsionado pela maior renda familiar e pela expansão do crédito; emprego industrial também cresceu

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Na passagem de setembro para outubro, as vendas da indústria brasileira cresceram 1,69%, já realizados os devidos ajustes sazonais. Desde o início do ano, a alta é de 1,43%, em relação ao acumulado até outubro de 2005.

O impulso veio do aumento da renda familiar e da expansão do crédito, informou a CNI (Confederação Nacional da Indústria) em sua pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta terça-feira, dia 05 de dezembro.

Emprego industrial

Segundo informou o estudo, o aumento nas vendas veio acompanhado de crescimento nas horas trabalhadas na produção. Ajustado sazonalmente, o indicador teve expansão de 1,23% entre setembro e outubro, maior taxa em um ano e meio e sexta variação seguida registrada pela pesquisa.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, o emprego na indústria cresceu 0,53% em comparação com setembro, acumulando alta de 1,88% no ano, se comparado com o mesmo período de 2005.

Utilização da capacidade instalada recuou

Já a utilização da capacidade instalada recuou de 82,2% em setembro para 81,8% em outubro. Frente ao mês de outubro do ano passado, o indicador apresentou aumento de apenas 0,6%, ou seja, não há sinais de gargalo ao aumento da produção.

A pesquisa é realizada mensalmente com aproximadamente 3 mil empresas de médio e grande porte, em 12 estados.