Veja quando a demissão pode ser uma benção

Muitas demissões acontecem porque o profissional não faz o que gosta ou exerce funções para as quais não tem aptidão ou talento

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – “A demissão é uma perda que ocorre por meio da rejeição. O profissional que acabou de ser demitido cultiva sentimentos parecidos com os de outras situações que envolvem perdas inesperadas, como a morte de um ente querido ou o fim de um relacionamento”, explica o coach Ricardo Melo.

No entanto, nem tudo está perdido. Na verdade, existem algumas situações em que a demissão é uma benção, que pode direcionar o profissional para o caminho certo.

O coach cita uma: “Muitas pessoas estão preparadas para novos desafios, mas se sentem amarradas às empresas, porque já se acostumaram com os colegas, com as atividades desempenhadas e com as situações que se apresentam no dia-a-dia. Ou seja, elas se acomodaram e deixaram de crescer. Mesmo que se sintam infelizes, não mudam de emprego. Mas comodismo não combina com carreira”, garante.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Frente a um cenário desses, a demissão é bem-vinda, ainda que inesperada. Outra situação em que o corte é benéfico ocorre muito com os profissionais mais jovens, que, quando não se conhecem bem e ainda nem decidiram que área desejam seguir, acabam topando qualquer trabalho.

Isto é, eles aceitam trabalhos só para “experimentar” a área ou porque ouviram falar que determinada empresa é legal. Mas, não necessariamente, o emprego aceito é a cara deles. E não é de hoje o preceito de que apenas se destacam nas empresas aqueles que fazem o que de fato gostam.

Fazer o que gosta é vital

Falando nisso, é importante dizer: muitas demissões acontecem porque o profissional não faz o que gosta ou exerce funções para as quais não tem aptidão e talento. E, quando o trabalho é maçante, as chances de errar se multiplicam. “É aquela história, se está indo para um lugar que gosta e o pneu fura, você tem paciência para trocá-lo, mas, se está indo para um lugar contra sua vontade, o nível de determinação para trocar o pneu é menor”, explica Melo.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, a demissão não deve ser vista como algo negativo sempre, pois esta pode ser a chance de o profissional encontrar seu caminho. Uma vez no caminho certo, as chances dele ser bem-sucedido aumentam. “Existem várias formas de enxergar a demissão e uma delas é como um recomeço”, garante.

“Em qualquer situação de perda, as pessoas precisam trabalhar o que chamo de resignificação. Elas devem dar um significado positivo à situação que, em um primeiro momento, parece ruim, sem se colocar no papel de vítimas ou se deixar levar pela queda da auto-estima”.

Clareando a confusão

A demissão é um momento muito confuso, que implica queda na confiança que o profissional tem em si. Algumas pessoas até ficam deprimidas e sem incentivo para seguir em frente. Mas o coach preparou algumas dicas para não se deixar abater e contornar a situação: