Estudo

Veja quais são os desvios de personalidade que podem ajudar na carreira

Algumas características normalmente classificadas como disfuncionais podem determinar se uma pessoa será bem-sucedida profissionalmente

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Um estudo realizado com 5 mil funcionários britânicos chegou a conclusões inesperadas e desafiou expectativas sobre defeitos de personalidade como narcisismo, perfeccionismo e transtorno esquizotípico. Algumas características normalmente classificadas como disfuncionais podem determinar se uma pessoa será bem-sucedida profissionalmente. Confira 3 desvios de personalidade que podem ser indicadores de sucesso na carreira:

1. Perfeccionismo compulsivo
Segundo o estudo divulgado pelo portal Psychology Today, perfeccionistas são bons para prestar auditorias e outros trabalhos que envolvem muitos detalhes, já que estas pessoas têm uma urgência de organização e de checar se as coisas estão bem feitas diversas vezes.

2. Transtorno equizotípico
Pessoas com esquizotipia – que apresentam uma combinação de retraimento social, crenças bizarras e desorganização cognitiva – enxergam padrões e modelos que poucos percebem, segundo o psicólogo cognitivo da Universidade de Nova York, Scott Barry Kaufman. Por isso, eles são bons na área das artes e na de vendas, devido à criatividade fora do comum que estes indivíduos apresentam.

Aprenda a investir na bolsa

3. Narcisismo
Um diretor executivo com uma grandiosa auto-estima não se enxerga como um mero indivíduo, mas como a personificação da empresa que ele lidera. O professor de administração da Universidade de Nebraska, Peter Harms, aponta que o desejo de ser melhor que os outros motiva estas pessoas a aprenderem e melhorarem. Um verdadeiro narcisista não se contenta em produzir algo bom. Ele deseja construir algo que quebre paradigmas, que mude o mundo.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.