nETWORKING

Veja os passos para estabelecer contatos profissionais

Para estabelecer essas relações de confiança, no entanto, não é tão simples quanto parece. Veja dicas que podem ajudá-lo nesse caso

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Não é segredo para ninguém a importância de uma boa rede de contatos profissionais. Contudo, não é qualquer contato que você quer ter na sua lista. Para estabelecer um bom networking você precisa de contatos significativos, dispostos a ajudar você em caso de necessidade.

Para estabelecer essas relações de confiança, no entanto, não é tão simples quanto parece. Veja dicas que podem ajudá-lo nesse caso.

1. Faça uma lista: escolha cinco pessoas que você considera essenciais para começar os seus contatos de carreira. Liste-as de acordo com as suas necessidades. Lembre-se de que essas cinco são apenas as primeiras. Atualize essa lista com frequência.

Aprenda a investir na bolsa

2. Entre em contato: não use a lista apenas como inspiração. Entre em contato com essas pessoas, seja por telefone, e-mail, redes sociais, amigos em comum, etc. Trabalhe para estabelecer uma relação verdadeira com elas.

3. Marque encontros: depois de conseguir certa intimidade com essas pessoas, passe para encontros cara a cara. Lembre-se, no entanto, de que devem ser eventos profissionais, que possam render benefícios para a sua carreira. Frequente feiras de networking, eventos da sua empresa e happy-hours. Tente estabelecer laços de confiança entre vocês

4. Repita o processo: uma relação de confiança e amizade não se mantém sozinha, portanto, você precisa repetir o processo. Não encontre a pessoa uma única vez e se esqueça dela. Mantenha contato frequente, ligue apenas para ter notícias, etc. Se você se mantém em contato com essa pessoa ela lembrará de você mais facilmente nas próximas oportunidades que surgirem.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.