EXPERT XP 2020 Melissa Vogel e Murilo Gun falam sobre o novo consumidor e os impactos em seu comportamento; assista ao vivo

Melissa Vogel e Murilo Gun falam sobre o novo consumidor e os impactos em seu comportamento; assista ao vivo

Dicas

Veja os 7 erros cometidos por recém-formados no trabalho

Você deve ressaltar sua vontade de aprender para que seu chefe e futuros empregadores vejam tudo isso como parte positiva de sua formação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O início da carreira é uma ótima fase para aprender, pois os erros são esperados como parte do aprendizado. Entretanto, certas falhas cometidas por recém-formados e universitários poderiam ser facilmente evitadas se estes tivessem um pouco mais de responsabilidade e postura profissional.

Desenvolver características como essas não é algo impossível e deve ser encarado de maneira positiva, já irá ajudar você a crescer em sua trajetória profissional. Mais do que seus erros, você deve ressaltar sua vontade de aprender para que seu chefe e futuros empregadores vejam tudo isso como parte positiva de sua formação.

Confira a seguir os 7 erros cometidos por recém-formados no trabalho e como evitá-los:

PUBLICIDADE

1. Ignorar a cultura do escritório
Cada empresa é formada por pessoas diferentes que, juntas, constroem a cultura daquele ambiente de trabalho. Certas empresas são mais flexíveis e casuais, enquanto outras são burocráticas. Respeitar e entender a cultura do local em que você trabalha é essencial para seu sucesso. Sem isso você se sentirá deslocado e cheio de frustrações. Procure identificar como as pessoas mais experientes reagem e quais são as decisões comumente tomadas pela empresa para que você não fique fora do que é esperado.

2. Não fazer anotações
Você deve se lembrar de cada instrução que foi dada para evitar erros e desentendimentos. Para isso é necessário anotar as informações e guardá-las de maneira que você evite consultas desnecessárias com seu chefe. É claro que perguntar não é errado, mas se você não souber o que fazer depois da terceira vez então seu chefe poderá se irritar com a falta de comprometimento.

3. Entender como os erros afetam a empresa
Na escola ou universidade seus erros afetavam apenas a você e suas notas finais. Entretanto, em uma empresa não existe “recuperação” daquilo que você errou. Além disso, suas falhas podem atingir o trabalho de todos e prejudicar os processos e produtividade da equipe de maneira geral. Entender isso irá ajudá-lo a ser mais responsável e a fazer as pessoas enxergá-lo com confiança.

4. Se vestir de forma muito casual
Se vestir de forma muito casual prejudica a imagem que as pessoas formam de você e, consequentemente, sua credibilidade. Se você se vestir para o trabalho da mesma forma como ia para a faculdade, seus chefes irão entender que você não leva seu trabalho ou a empresa a sério.

5. Usar redes sociais durante o expediente
Usar as redes sociais durante o expediente de trabalho ou trocar mensagens de celular com seus amigos durante uma reunião também são atitudes que irão prejudicá-lo na empresa. Por mais que você pense que isso não o distrai ou que não afeta sua produtividade, seu chefe se sentirá incomodado em saber que você está perdendo tempo com coisas que não são relacionadas à empresa.

6. Namorar alguém da empresa
Antes de namorar alguém da empresa é importante saber quais são as regras da companhia sobre isso. Uma coisa é conhecer alguém com o tempo, perceber que gosta dessa pessoa e começar a sair. Outra – e muito diferente – é entrar na empresa e começar uma paquera duas semanas depois, ou antes.

7. Ignorar detalhes
Se você faz um ótimo trabalho em tarefas mais simples ou chatas, como tirar cópias e marcar reuniões, seus empregadores perceberam que você tem atenção aos detalhes, segue instruções corretamente, não é medíocre e se importa com a qualidade. Fazer um trabalho ruim naquilo que é básico destrói a confiança que seu chefe precisa para conferir responsabilidades maiores a você.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia