Veja o que fazer para que uma demissão não atrapalhe o trabalho da equipe

Primeiro passo é informar sobre a decisão e, se necessário, dizer os motivos; diga o que irá mudar e não se esqueça dos clientes

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Quando você menos esperava, aquele funcionário contratado a pouco tempo não respondeu às suas expectativas e teve de ser mandado embora, ou aquela pessoa que estava na empresa há anos vacilou e foi demitida. Todo o tempo destinado ao treinamento e de experiência foi jogado fora.

As demissões acontecem e, em alguns momentos, não podem ser evitadas. No entanto, o único cuidado que deve ser tomado é com o rendimento da equipe e com o trabalho que era realizado pelo funcionário demitido. Você sabe o que fazer para que a demissão não atrapalhe?

Primeiro passo: comunicar

Para que ninguém seja pego de surpresa e tenha mais trabalho da noite para o dia, é preciso que a demissão seja avisada o mais rápido possível.

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Diga somente que a empresa não contará mais com determinado funcionário e explique os motivos, sem entrar em detalhes para não causar constrangimento.

A justificativa é importante para evitar “fofocas” de corredor e para que toda a equipe entenda as razões da decisão.

O que irá mudar?

Um líder de equipe deve, depois de comunicar, listar todas as atividades que eram feitas pelo funcionário demitido. Quais os clientes ele atendia? De que área cuidava?

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É preciso delegar tudo isso para outras pessoas, mas de maneira justa, para que ninguém fique sobrecarregado. Avise os demais funcionários sobre o desfalque e que terão que ajudar em um momento difícil, até que outra pessoa seja chamada para executar as tarefas do funcionário demitido.

É preciso informar os clientes. Diga que o funcionário que o atendia não está mais no mesmo posto. Além disso, marque um encontro para apresentar a pessoa que o atenderá.

Evite crises emocionais

Saiba dizer de maneira certa para a equipe os motivos, para que ninguém se decepcione ou os amigos do funcionário demitido se revoltem. Eles precisam saber que o assunto era particular com aquele funcionário e que não devem levar a decisão para o lado pessoal.

Por mais que sintam falta do “amigo” que foi conquistado com o trabalho diário, é importante deixar claro que ele não correspondeu ao que foi proposto. Evite que o clima fique pesado dentro da empresa, o que fará com que o rendimento caia.