Sucesso

Veja o que as pessoas de sucesso fazem assim que acordam

CEOs, autores, investidores e empreendedores de sucesso explicam quais os hábitos que adotam para ter um dia mais produtivo

SÃO PAULO – A maneira como você inicia seu dia, logo ao acordar, e como passa sua manhã define o ritmo do resto do dia. Essa é a principal razão pela qual pessoas bem-sucedidas e líderes estabelecem verdadeiros “rituais” matinais, voltados para maximizar suas energias, criatividade e produtividade ao longo do dia.

Em entrevista ao Business Insider, inúmeros CEOs, autores, investidores e empreendedores de sucesso explicam qual a rotina matinal que adotam. Confira o que disseram e, quem sabe, adote:

Kara Goldin, CEO da Hint Water, confere seus e-mails imediatamente após acordar
Ela acorda pontualmente às 5:30 da manhã e checa diretamente sua caixa de entrada, o que lhe dá uma clara ideia de como será o resto de seu dia.

PUBLICIDADE

Após isso, ela faz caminhada com seu marido e cachorros ao longo da vertente Marin da Califórnia. Isso, ela diz, é absolutamente crucial. “Eu preciso desse tempo para clarear minha mente, me conectar ao que amo e me centrar, para que eu possa arcar com qualquer desafio que possa aparecer no dia”, explicou.

Gary Vaynerchuk, empreendedor e investidor, tem uma rotina matinal de três horas
Co-fundador e CEO da VaynerMedia, Gary planeja cada minuto de sua rotina: primeiro, ele se atualiza com as notícias da ESPN, Business Insider, e um agregador de notícias chamado Nuzzel; em seguida, ele vai ao Twitter, “buscar algo que posso ter perdido da noite anterior, ou até na manhã, e respondo o máximo possível de pessoas”.

O aspecto único de sua rotina, entretanto, ocorre em seu carro, a caminho do escritório. Ele liga para sua mãe, pai, ou irmã, dependendo da pessoa com quem conversou por último.

Scott Adams, criador do ‘Dilbert’, desenhou sua rotina para maximizar sua criatividade
Os primeiros vinte minutos do dia de Scott são exatamente os mesmos, todos os dias. Colocar seu físico no automático “deixa seu cérebro livre para criatividade”. Concentrar suas horas de criatividade pela manhã faz sentido para Adams: “Meus valores são baseados em minhas melhores ideias, não no número de horas que trabalho”, explica.

John Paul DeJoria, bilionário, inicia seu dia da mesma maneira, independente de onde esteja
Co-fundador da tequila Patrón e da Paul Mitchell, de produtos capilares, inicia todas as manhãs com cinco minutos de reflexão. “Não importa onde eu esteja, em que casa, que hotel, ou em qual quarto de hotel”, explica. Durante esses cinco minutos, ele tenta ser “presente” e agradecido pelo que tem.

Após isso, o dia se inicia: ele confere seu calendário do dia, conversa com seus assistentes e faz ligações urgentes. Entretanto, não usa e-mails.

PUBLICIDADE

Brad Lande, executivo, possui cinco hábitos
Brad teve que passar por muitas mudanças em sua vida – começar e vender um negócio, ficar noivo, participar de um retiro de meditação, comprar uma casa – para valorizar pequenas coisas, como sua rotina matinal.

Atualmente, sua rotina de manhã possui cinco pontos chave: tomar água quente com limão, meditação, yoga, óleo facial e smoothie de café da manhã.

Kevin O’Leary, investidor do Shark Tank, confere o mercado internacional assim que acorda
Todos os dias, às 5:45 da manhã, o também presidente da O’Leary Financial acorda e confere os mercados de títulos asiáticos e europeus. “Bons investidores americanos com cordas desatadas no exterior não ficam na cama, pois se algo acontece em Londres ou Tóquio enquanto eles dormem, tudo pode mudar”, disse.

Após isso, ele se exercita por 45 minutos enquanto acompanha algumas notícias sobre negócios na TV, e então vai para o escritório quando os mercados abrem, às 9:30.

Andrew Yang, CEO da Venture of America, mantém sua rotina simples
A primeira coisa que faz ao acordar é empurrar o garoto de cima de si. Em seguida, ele fala com sua mulher e filho; se seu filho está acordado, ele passa um tempo com ele, caso contrário vai à academia antes de ir ao escritório.

Kat Cole, presidente do FOCUS Brands, toma 24 goles de água toda manhã
A rotina de Kat varia, caso ela esteja em sua casa ou viajando. Mas algo que faz independente do lugar que estiver é tomar 24 goles de água, hábito que adquiriu quando estava fazendo trabalho humanitário no leste da África.

“Somos tão sortudos por ter acesso à água limpa que penso em como sou agradecida todos os dias”, disse. Ela também se exercita e toma café da manhã.

Fran Tarkenton, do hall da fama da NFL, tem a mesma rotina há décadas
Também fundador dos sites GoSmallBiz.com e Tarkenton Companies, ele possui uma rotina matinal consistente. “Manter uma mesma rotina sempre me trouxe claridade de pensamento, uma mente positiva e, mais do que tudo, resultados bem sucessivos para o resto do dia”, disse.

Todas as manhãs, ele lê uma ampla variedade de jornais, lendo todas as partes – inclusive as mais chatas. Ele cuida de seus cachorros, faz exercícios leves e tem um café da manhã saudável.

Cal Newport, autor de “So Good They Can’t Ignore You”, sai de casa
Após acordar, ele para apenas para tomar um copo d’água antes de sair para passear com seu cachorro. Durante a caminhada, ele ouve livros em áudio faz e exercícios em um parque local.

Quando chega em casa, ele dedica entre 20 a 30 minutos para cuidar das tarefas de casa, como pagar contas ou procurar um empreiteiro para um projeto. “Esse simples hábito permite que eu fique acima dessas obrigações enquanto gasto o mínimo de energia em decidir no que trabalhar e quando”, disse.

Cheryl Bachelder, CEO da Popeyes, criou uma rotina que a torna uma líder melhor durante o dia
Ela desenhou uma rotina que a coloca no “estado de espírito certo para o dia”. Ela começa seu dia com música, uma tradição que possui desde sua infância, que faz com que se lembre de sua família. Também passa sua manhã lendo e escrevendo em seu blog.

“Para ter a energia para liderar, precisamos estar renovados e preparados antes de chegarmos ao local de trabalho”, ela disse. “Quando eu honro essa rotina, isso faz uma grande diferença em meu dia”.

Nye Eyal, expert em mudança de hábito, tem uma rotina matinal que começa no dia anterior
Autor do livro “Hooked: How to Build Habit-Forming Products”, afirma que seguir uma rotina o ajuda a manter no topo o que é importante. Ele começa sua manhã na noite anterior: um cronômetro desliga sua conexão à internet pontualmente às 22h e ele carrega seu celular fora de seu quarto.

Isso, segundo o próprio, o dá mais tempo com sua mulher e garante que ele vá dormir em uma hora razoável.