Veja o que as empresas valorizam no currículo

Incluir assinatura, por exemplo, nenhuma empresa considerou adequado. Outras 15% acham importante que, no documento, constem nomes para referências

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela consultoria organizacional especializada em transição de carreira, Right Management, apontou os dados que as empresas consideram mais importantes na descrição profissional. A principal conclusão é de que a conjugação verbal impessoal é a mais adequada para se usar no currículo, segundo 67% das empresas que participaram do estudo.

Além disso, revelou-se que 70% das empresas não consideram adequado mencionar auto-avaliações subjetivas do tipo “excelente relacionamento interpessoal” e “grande habilidade de liderança ou comunicação”.

Sobre incluir a assinatura no currículo, nenhuma empresa considerou adequado. Outras 15% consideram importante que, no documento, constem nomes para referências, 24% valorizam a prática de esportes, 58%, ações de trabalho voluntário e 67%, prêmios recebidos. Por fim, grande parte dos consultados (64%) considera que as viagens devem ser mencionadas apenas quando tiverem fins profissionais.

Continua depois da publicidade

O currículo ideal

De acordo com o gerente de comunicação do Grupo Soma, Paulo Ishimaru, o currículo é o primeiro passo para obter sucesso na busca de um novo emprego. Ele deve conter a apresentação objetiva da experiência do profissional.

Sobre as frases da auto-avaliação, como “tenho iniciativa” ou “sou proativo”, ele confirma o que foi constatado pela pesquisa: definições como essas não são objetivas e não contribuem em nada. “As qualidades pessoais serão avaliadas somente através de seu desempenho profissional”, garante.

Para quem nunca trabalhou ou ingressou há pouco tempo no mercado, a falta de experiência é sempre um dilema na elaboração do currículo. A dica de Ishimaru é dar ênfase aos estágios, atividades escolares ou extracurriculares, trabalhos voluntários, atividades sem registro, projetos e pesquisas, que possam chamar a atenção de quem está analisando seu currículo. Mas lembre-se de utilizar termos pertinentes ao objetivo proposto no currículo.

E para quem trabalhou demais e tem uma vasta experiência profissional? A recomendação é para dar destaque aos três últimos empregos ou os que forem mais relevantes dentro do objetivo destacado em seu currículo. “Enfatize os pontos mais fortes de sua experiência profissional de forma clara e objetiva”, aconselha o especialista.

Como elaborar um currículo

Ishimaru reuniu algumas dicas de como elaborar um currículo corretamente:

Linguagem a ser utilizada:

Formatação:

Estrutura do currículo:

Experiência profissional:

O que pode “queimar seu filme”, se estiver no currículo: