Veja dicas que podem ajudar a manter produtividade durante a viagem de trabalho

A primeira dica dada pelo especialista em Administração do Tempo é tentar chegar ao aeroporto com antecedência

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – As viagens corporativas fazem parte da agenda de muitos profissionais. Alguns podem achar bem divertido viajar a trabalho, já outros podem ficar bem cansados com os embarques e desembarques, principalmente se as viagens forem constantes.

E é nesta situação que a produtividade pode ser afetada. Pensando nisso, o especialista em administração do tempo e produtividade, fundador da Triad PS, Christian Barbosa, elaborou algumas dicas que podem evitar que a sua produtividade vá pelos ares. Confira abaixo:

Dicas
Tenha tempo
: procure chegar com antecedência ao aeroporto; isso dará tranquilidade. Se chegar em cima da hora, terá de fazer tudo correndo e aumentará o estresse. Lembre-se de que o check in pode ter fila, você pode ser obrigado a enfrentar filas no raio X, quando chega à aeronave não tem mais espaço para suas malas e por ai vai. “Isso só aumenta a irritação, a pressão e o estresse, aí tudo fica ruim e a sensação da viagem só piora”, diz ele.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Utilize as salas VIP: a maioria dos aeroportos tem salas VIP, seja de cartões de crédito ou das companhias de viagem. Aproveite para sentar, ligar o computador, ver televisão ou tomar um café. Tudo isso ajuda a relaxar. Para quem viaja constantemente, vale à pena trocar o cartão de crédito ou ter um plano de fidelidade com alguma empresa área.

Relaxe durante o voo: tudo que você puder fazer para tornar o voo mais relaxado, melhor. Se você gosta de ler, leve seu livro, se gosta de ver filmes, baixe no seu computador ou tablet. Se gosta de dormir, durma. Só evite bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Alimente-se de maneira correta: alimentação é fundamental principalmente em voos de longa duração. Se o horário do voo for próximo ao almoço, procure almoçar ou comer um lanche, se for perto do café da manhã, também se alimente. Durante o voo, a cada três horas, vale o consumo de uma barrinha, de um amendoim, entre outros lanches.

Continua depois da publicidade

Planejamento prévio: para evitar a procrastinação, neste dias de deslocamento, mantenha uma agenda “light” ou seja, planeje o mínimo de atividades possível. “Eu uso dias de viagem apenas para checar e-mails e fazer “follow up” rápidos. Se eu coloco algo mais complicado para fazer, simplesmente a energia não aparece. No caso de viagens internacionais, eu nunca agendo nada no próprio dia, tenho pelo menos um dia livre antes de qualquer coisa importante, pois isso permite adaptações ao fuso ou correção de eventuais problemas que podem acontecer”, recomenda o especialista.

Pratique um hobby: tente encaixar alguma atividade prazeirosa, se der, entre um compromisso e outro. Isso ajuda a relaxar, libera endorfina e aumenta a disposição.

Trabalhar na viagem: busque trabalhar nos aeroportos, se for uma emergência. “Eu parei de trabalhar nos aeroportos, só faço isso em caso de emergência. Não digo que você tenha de fazer isso, mas para mim o cansaço mental não compensava o resultado”. Prefira trabalhar em um momento com mais disposição, pois o trabalho renderá mais.