RADAR INFOMONEY AO VIVO Petrobras (PETR4) sobe com petróleo, vacinas e redução de dívida; veja perspectivas para as ações

Petrobras (PETR4) sobe com petróleo, vacinas e redução de dívida; veja perspectivas para as ações

Volta por cima

Veja dicas para resolver erros cometidos no trabalho

Erros podem acontecer em qualquer lugar. Saiba como lidar com eles

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Cometer erros no trabalho é comum. Se você souber como lidar com eles, será mais fácil superá-los e a melhor solução para isso é começar por um pedido de desculpas. Confira 5 dicas de como resolver erros cometidos no trabalho:

1. Reaja rapidamente. Não importa qual tenha sido o seu erro, tente sempre ser o primeiro a relatar o que aconteceu e se desculpar. Não se deixe ser tomado pelo receio do que pode acontecer e tente resolver o ocorrido.

2. Não se desculpe por e-mail. Por mais difícil que seja ter coragem de pedir desculpas pessoalmente, evite os e-mails. O tom de voz utilizado quando você se redime com alguém é essencial para que não haja nenhuma interpretação incorreta do que você quer dizer – o que acontece com frequência em e-mails.

Aprenda a investir na bolsa

3. Seja honesto. Honestidade é a melhor alternativa quando você comete um erro. Colocar a culpa em outra pessoa ou inventar um motivo não é a solução correta. Explique o que causou o erro e diga o que você fará para resolver.

4. Seja humilde. Não deixe seu orgulho interferir. Quando você se desculpar, entenda que todos nós somos passíveis a erros e que não há por que tentar esconder. Desculpe-se com humildade e as pessoas entenderão que você realmente se arrepende e quer consertar o engano.

5. Tenha esperanças. Mesmo que seu erro pareça um desastre completo, mantenha as esperanças de que você pode resolvê-lo com facilidade. Assim você terá como continuar seu trabalho sem nenhum sentimento de culpa.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.