Relaxe

Veja dicas para manter a confiança durante desafios como o Enem

Saiba o que fazer para evitar esse tipo de situação e levar o aprendizado do Enem e vestibulares para outras situações de sua vida

SÃO PAULO – Manter a confiança é algo muito importante para o equilíbrio emocional, especialmente em épocas desafiadoras como as dos vestibulares e Enem. Os momentos de incerteza e ansiedade podem tomar conta de todo o controle que você tinha até o momento da prova e provocar reações como suor frio, dores de cabeça e até os apagões na memória muito frequentes entre alguns estudantes.

Para evitar esse tipo de situação e levar o aprendizado do Enem e vestibulares para outras situações de sua vida, confira as dicas a seguir:

1. Seja racionalmente otimista
Um estado mental positivo ajuda você a ser mais criativo, produtivo e com melhor desempenho. Quando você é racionalmente positivo, seu cérebro entra nesse estado e passa a funcionar de maneira mais eficiente, com mais ideias para a redação do Enem, por exemplo.

PUBLICIDADE

2. Defina várias opções de planos
O otimismo racional consiste em ser positivo mesmo sabendo que as coisas não podem sair como planejadas. Por mais difícil que seja você deve considerar a possibilidade de, por exemplo, não passar no vestibular. Por conta disso é necessário ter mais de um plano. Não aposte todas as suas tentativas em apenas uma possibilidade. Isso também ajudará você a não perder as esperanças quando se decepcionar.

3. Aquilo que é ruim, também pode ser útil
Quando as coisas não saem da maneira como gostaríamos ou têm resultados completamente errados, é muito difícil identificar algo bom em meio à frustração. Mas para manter a confiança em qualquer desafio é preciso procurar pontos positivos nos problemas. Aquilo que é ruim, de alguma forma, pode ser útil. Você irá, por exemplo, aprender com a experiência do erro e provavelmente não cometerá as mesmas falhas no futuro.

4. Faça seu melhor, sem estresse
Se você tiver certeza absoluta que fez o seu melhor, se dedicou aos estudos e empenhou nos melhores resultados, então pode manter a confiança em si mesmo. Há muitas coisas que não estão sob seu controle, especialmente no Enem, já que a prova não é uma competição, mas sim uma análise de toda educação que você recebeu durante o ensino médio.

Veja mais matérias de Carreira no Universia