networking

Veja dicas para fazer contatos profissionais na universidade

Não existe maneira mais fácil de desenvolver a sua habilidade de criar contatos profissionais do que começando com os seus amigos na faculdade

arrow_forwardMais sobre
Two young teens relaxing in a park.

SÃO PAULO – A universidade é a fase na sua vida em que você estará transitando da sua adolescência para a vida adulta. A graduação, também, é o primeiro contato que você terá com a profissão que escolheu e com o mercado de trabalho. Por isso, é importante que você aproveite essa oportunidade para começar a desenvolver o seu lado profissional. Confira 4 dicas para criar contatos profissionais na universidade:

1 – Comece com os seus amigos

Não existe maneira mais fácil de desenvolver a sua habilidade de criar contatos profissionais do que começando com os seus amigos na faculdade. Além da amizade em si, criar relações universitárias abre diversas portas para a sua carreira. Seus amigos podem indicar você para vagas e apresentar pessoas importantes para a sua profissão. Não seja antissocial e crie amizades na sua universidade.

PUBLICIDADE

2 – Professores

Os seus professores também são ótimos contatos profissionais – afinal, grande parte deles já atuou na profissão que ensinam e podem conhecer pessoas e oportunidades boas para você. Aos poucos, vá se aproximando deles por fazendo perguntas e pedindo por indicações de leitura. Demonstrar interesse no conteúdo é a melhor forma de criar um bom relacionamento com o seu professor.

3 – Participe

Evite entrar em contato somente com os seus amigos e professores: participe de clubes, organizações e times, vá a festas e engaje-se no centro acadêmico. Quanto mais pessoas você conhecer na universidade, maiores serão as oportunidades de ter bons contatos profissionais. Além disso, realizar esses tipos de atividades desenvolverá a sua capacidade de liderança e isso chamará a atenção de pessoas que possam ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho.

4 – Estude

Apesar de todos os seus esforços, se você não for um aluno dedicado, as chances dos seus contatos profissionais darem bons frutos são baixas. Portanto, aproveite a sua graduação para estudar bastante e poder, no futuro, se destacar no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreira no Universia