Veja dicas para começar com sucesso em um novo trabalho

Para evitar confusões e desgastes, você deve manter a calma para enfrentar os desafios da adaptação ao novo emprego

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Começar em um novo emprego pode ser uma tarefa muito complicada. O profissional tem muita coisa para aprender sobre a empresa e seus funcionários. Para evitar confusões e desgastes, você deve manter a calma para enfrentar os desafios da adaptação ao novo emprego. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Faça muitas perguntas. Quando você é novo em um trabalho, não tenha medo de fazer perguntas. No início, pode até parecer chato ficar incomodado seus colegas de trabalho, mas você precisa mostrar que está interessado e que deseja fazer as coisas da maneira correta.

2. Observe o comportamento dos seus colegas de trabalho. Analisar e ouvir as pessoas são habilidades extremamente importantes para começar um novo emprego. A ideia é identificar o perfil do seu chefe e colegas de trabalho, para que você possa trabalhar com eles com sucesso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

3. Aprenda a política da empresa. Se você é novo em alguma empresa, você precisa conhecer as normas de conduta e políticas exigidas. Você não vai querer ser repreendido por não estar dentro dos padrões. Por isso, é importante que você tenha conhecimento sobre o que deve ou não fazer dentro do escritório.

4. Identificar métodos de comunicação. Descobrir os métodos preferidos de comunicação é uma ótima maneira de iniciar em um trabalho. Cada empresa tem um método para a comunicação interna. Elas podem ser: e-mail, telefonema ou até comunicador interno. A ideia é se adequar aos padrões para que você não fuja as regras.

5. Seja cauteloso. Antes de começar a se expor no ambiente de trabalho, você precisa descobrir com quem você está trabalhando. Por isso, tome muito cuidado ao falar com todas as pessoas. Nestes casos, é importante identificar os empregados que podem prejudicar suas chances de sucesso e ver como você pode lidar estrategicamente com essas pessoas.

Continua depois da publicidade

6. Identifique os seus objetivos. Quando você inicia um novo trabalho, geralmente, não é oferecida uma lista com seus objetivos. Com isso em mente, você precisa se comunicar ativamente com seu chefe para desenvolver um conjunto de metas de curto e longo prazo, com o intuito de trabalhar todos os dias para alcançar suas metas.

7. Aprenda os processos da empresa. Antes de tomar qualquer providência, procure identificar quais são os processos exigidos pela empresa. Independentemente da situação, você precisa conhecer as formas corretas de agir para segui-las.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.