Publicidade
SÃO PAULO – É melhor ter uma renda maior ou mais qualidade de vida no trabalho? É melhor optar por uma empresa arrojada e exigente ou por uma mais lenta, mas mais “humana” e preocupada com os funcionários?
É melhor fazer pós-graduação ou mestrado? Vale a pena trabalhar por algum tempo no exterior? É preferível continuar com seu jeito de ser, seus valores e pontos de vista, ou dar um jeito de mudar o que pensa em nome da empresa?
Tomando decisões críticas
A dificuldade para o profissional de tomar decisões críticas, que podem mudar o rumo de sua carreira, assumindo a responsabilidade pelas mesmas, foi abordada pelo presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Rangel Terra, em seu livro “Empreendedorismo e excelência em RH”.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, não há resposta única a qualquer uma das dúvidas citadas. Todas são complexas e demandam autoconhecimento e avaliação adequada da situação. Observe no quadro a seguir a melhor forma de tomar as decisões:
Modo inadequado | Modo adequado |
Sem reflexão e análise | De modo refletido, analítico e racional |
Sem consulta a ninguém | Com consulta a profissionais |
Com palpites e elogios | Sem dar atenção a leigos, pois seguir quem não entende pode ser pior |
De modo isolado | De modo integrado, planejado, com uma visão abrangente e com vistas em um projeto maior |
Sob pressão de acontecimentos externos | Sem pressão, com autodirecionamento |