Veja como tomar decisões críticas para sua carreira

Tema foi abordado pelo presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, no livro "Empreendedorismo e excelência em RH"

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – É melhor ter uma renda maior ou mais qualidade de vida no trabalho? É melhor optar por uma empresa arrojada e exigente ou por uma mais lenta, mas mais “humana” e preocupada com os funcionários?

É melhor fazer pós-graduação ou mestrado? Vale a pena trabalhar por algum tempo no exterior? É preferível continuar com seu jeito de ser, seus valores e pontos de vista, ou dar um jeito de mudar o que pensa em nome da empresa?

Tomando decisões críticas

A dificuldade para o profissional de tomar decisões críticas, que podem mudar o rumo de sua carreira, assumindo a responsabilidade pelas mesmas, foi abordada pelo presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Rangel Terra, em seu livro “Empreendedorismo e excelência em RH”.

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Segundo ele, não há resposta única a qualquer uma das dúvidas citadas. Todas são complexas e demandam autoconhecimento e avaliação adequada da situação. Observe no quadro a seguir a melhor forma de tomar as decisões:

Modo inadequado Modo adequado
Sem reflexão e análise De modo refletido, analítico e racional
Sem consulta a ninguém Com consulta a profissionais
Com palpites e elogios Sem dar atenção a leigos, pois seguir quem não entende pode ser pior
De modo isolado De modo integrado, planejado, com uma visão abrangente e com vistas em um projeto maior
Sob pressão de acontecimentos externos Sem pressão, com autodirecionamento