Gestão

Veja como ser um líder melhor

Se você quer ser um bom líder e não sabe como conseguir isso, confira 5 dicas simples que vão colocar você na posição de "ótimo líder"

SÃO PAULO – A liderança é uma característica desejada por grande parte dos profissionais. Contudo, para assumir esse tipo de cargo é necessário ser um líder eficiente e muitas pessoas não têm ideia do que isso significa. Se você quer ser um bom líder e não sabe como conseguir isso, confira 5 dicas simples que vão colocar você na posição de “ótimo líder”.

1. Saiba motivar as pessoas. Para ser um bom líder é fundamental que você seja capaz de motivar os seus colaboradores. De acordo com o estudo “The Progress Principle: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagement, and Creativity at Work” a melhor maneira de fazer isso é reconhecendo o progresso. Você deve fazer das conquistas das pessoas algo significativo.

2. Tenha as atitudes certas. Se você pretende ser um bom líder, é essencial que saiba escolher a maneira certa de agir. Já se foi o tempo em que as pessoas controladoras eram consideradas boas figuras de liderança. Atualmente, bons líderes são aqueles que apoiam. É isso que mostra o estudo “The Happoness Advantage: The Sevem Principles of Positive Psychology That Fuel Succes and Performance at Work”. Por isso, uma boa ideia para aumentar o desempenho de seus colaboradores é oferecer prêmios e incentivos para cada meta alcançada.

PUBLICIDADE

3. Aja como um líder. Para ser percebido como um líder, você deve se portar como um. Segundo o estudo “The Invisible Gorilla: How Our Intuitions Deceive Us”, você precisa mostrar que é mais competente, o que pode ser feito com a construção de uma personalidade dominante. E embora isso pareça complicado, na verdade pode ser alcançado com uma técnica simples: falar primeiro. Se você tomar a dianteira na comunicação vai parecer mais confiante e, em consequência, mais confiável.

4. Tente inspirar as pessoas. Lembre a elas como e por que o trabalho delas importa, é o que ensina o livro “Yes! 50 Scientifically Proven Ways to Be Persuasive”, de Noah Goldstein. Segundo ele, a maior causa de falhas no trabalho é a perda do significado das suas tarefas. Portanto, se você quer que as pessoas se sintam inspiradas, deixe que elas saibam que são importantes para um projeto.

5. Crie oportunidades de mudança. Ser líder não é apenas definir processos e direções. Você tem de trabalhar com as emoções, elas são os elementos-chave de uma liderança eficiente. A pesquisa “Switch: How to Change Things When Change Is Hard” aponta que mudar o comportamento e as emoções das pessoas envolvidas num projeto é a única maneira de alcançar o sucesso.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.