Modernidade

Veja como se sair bem em entrevistas de emprego via Skype

Alguns aspectos, como o ambiente, fazem diferença na entrevista online e devem ser considerados, confira as dicas

SÃO PAULO – Uma entrevista de emprego é a porta de entrada para o concorrido emprego dos sonhos. Seja ela presencial ou por programas de conferência online, é importante que o candidato apresente as qualidades e competências procuradas pelo recrutador para que consiga a vaga e seja bem-sucedido. Alguns aspectos, como o ambiente, fazem diferença na entrevista online e devem ser considerados. Para ajudar você nessa situação, separamos cinco dicas específicas para entrevistas de emprego via Skype, confira.

Veja cinco dicas para entrevistas de emprego via Skype e consiga a vaga dos seus sonhos:

1. O ambiente é importante
O ambiente em que você faz a entrevista, como o seu quarto, um escritório ou biblioteca, por exemplo, é muito importante. Esse lugar não deve conter coisas que podem distrair os entrevistadores, como animais de estimação, crianças pequenas, ou barulhos, como trânsito ou música em volume alto.

PUBLICIDADE

2. Roupas
Não importa se a entrevista é na sua casa ou em outro local, você deve se vestir como se fosse presencial. O ideal é imaginar que você está frente a frente com o recrutador, no escritório da empresa, e que deseja causar a melhor impressão possível.

3. Equipamentos
Você deve garantir que todos os equipamentos funcionem: computador, bateria, iluminação, áudio e vídeo, antes que a entrevista se inicie. Se necessário, conecte-se com um amigo online para testar o programa e a conexão.

4. Linguagem Corporal
O fato de estar sentado já ajuda a postura e a linguagem corporal. Mesmo assim, é importante que você tome cuidado para não derrubar nenhum equipamento durante a conversa ou fazer movimentos excessivos com as mãos, que podem prejudicar as imagens da câmera, dependendo da conexão com internet.

5. Use anotações
Uma entrevista de emprego online permite que você confira e consulte anotações durante a conversa para que consiga se expressar melhor. Se surgir alguma dúvida, você poderá consultar o material que enviou para o recrutador, como currículo e carta de apresentação, para dar a melhor resposta possível.

Veja mais matérias de Carreira no Universia