8 dicas

Veja como se acalmar em um dia estressante

Para conseguir achar e manter a serenidade e equilíbrio emocional, confira oito dicas que podem ajudá-lo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Há dias no trabalho em que nada parece dar certo. Em ocasiões como essas é necessário manter a calma, especialmente quando isso parece cada vez mais impossível, já que essas horas são, na maioria das vezes, decisivas para o resto do trabalho. Para conseguir achar e manter a serenidade e equilíbrio emocional, confira oito dicas que podem ajudá-lo:

1. Feche os olhos por um minuto
Feche seus olhos por um minuto e ocupe-se apenas em respirar lentamente. Bloqueie pensamentos de pânico e alarde, e concentre toda sua mente apenas no som de sua respiração. Procure identificar em quais músculos a tensão está mais localizada, como pescoço, costas ou até mesmo na barriga e relaxe essas regiões gradativamente.

2. Limpe sua mesa
Quando se está muito ocupado ou estressado, a mesa ou área de trabalho costuma refletir o estado mental. Além de atrapalhar seu rendimento, já que papeis e anotações importantes podem se perder. Você também se sentirá melhor para trabalhar sem objetos e outras coisas acumuladas ao redor de seu computador.

PUBLICIDADE

3. Faça uma lista
Seja no papel, tablet ou em seu celular, faça uma lista com as coisas mais urgentes que devem ser feitas. Conforme for completando as tarefas, risque-as da lista e elimine esse item de sua mente.

4. Delegue as tarefas
Ao olhar sua lista, procure ver se é possível distribuir as tarefas entre outras pessoas para aliviar sua carga de trabalho.

5. Adiar
Adiar certas tarefas pode ser a solução ideal para que todas possam ser feitas com calma, tranquilidade e qualidade exigida.

6. Não espere
Não espere que o momento ou circunstâncias ideais cheguem para que você consiga começar a trabalhar. Assim que terminar de fazer sua lista, comece a realizar as tarefas para vê-las eliminadas e ficar mais tranquilo.

7. Distrações
Enquanto realiza as tarefas mais urgentes, não perca tempo com ligações telefônicas, mensagens de celular e e-mails. Concentre-se completamente em sua lista.

8. Quando terminar
Quando alguma tarefa for realizada, risque-a da lista e faça um pequeno intervalo de, no máximo, 10 minutos. Se necessário, repita o processo de respiração para acalmar sua mente para o próximo item da lista.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.