Nervosismo

Veja como parecer relaxado em uma entrevista de emprego

Em momentos delicados como esse, demonstrar autoconfiança pode trazer muitos benefícios para a sua carreira

SÃO PAULO – A entrevista de emprego é uma situação estressante para grande parte dos candidatos, mas isso não significa que você deva deixar o recrutador perceber o seu nervosismo. Em momentos delicados como esse, demonstrar autoconfiança pode trazer muitos benefícios para a sua carreira. Por isso, trate de parecer relaxado na conversa. Não sabe como fazer isso? Confira 4 dicas simples que podem ajudá-lo.

1. Prepare tópicos de conversa. É sempre melhor antecipar as possíveis questões do recrutador e treinar como respondê-las. É claro que cada oportunidade de emprego apresenta questões bastante específicas, mas parte delas também pode ser prevista, como falar sobre os seus pontos fortes e fracos e os seus objetivos de carreira. Antes de ir revise as suas experiências de trabalho e habilidades que você possui. Isso vai dar a você a desenvoltura necessária para falar com confiança.

2. Mantenha o diálogo. Lembre-se: você está em uma entrevista de emprego e não em um interrogatório. Mantenha um tom de conversa, não se limite apenas a perguntas e respostas. Procure questionar o recrutador sobre alguns aspectos da empresa, lembre-se de que essa é uma via de mão dupla. O recrutador quer conhecer você, mas você também quer conhecer a companhia. Isso vai ajudá-lo a se sentir mais confortável.

PUBLICIDADE

3. Lembre-se de respirar. É claro que você não vai simplesmente deixar de respirar durante a entrevista, mas lembre-se de que sua respiração pode ajudar você a manter a calma. Portanto, antes de entrar na sala respire fundo e acalme-se. Lembre-se, também, de falar devagar, com calma, para não parecer desesperado.

4. Não alimente pensamentos negativos. Pare de pensar de maneira negativa a respeito de si mesmo. Se você vai para uma entrevista de emprego pensando que escolheu a roupa errada ou que suas respostas não serão boas, você estará destruindo sua própria confiança. Desligue os pensamentos negativos pelo menos pelo período que antecede a entrevista. Troque-os por mensagens de autoconfiança.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia