planeje-se

Veja como aumentar as chances de conseguir um emprego

É melhor passar menos tempo procurando emprego e melhorando a qualidade do seu currículo do que ficar semanas buscando uma vaga, sem nenhum plano

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Você sabia que, na procura de emprego, a qualidade também importa mais do que a quantidade? É melhor passar menos tempo procurando emprego e melhorando a qualidade do seu currículo do que ficar semanas buscando uma vaga, sem nenhum plano. Se você quer arrumar os erros da sua procura por emprego e entrar no mercado de trabalho rapidamente, confira 6 dicas que podem aumentar as suas chances:

1 – Organize-se

Se você não tiver um plano e pelo menos um pouco de organização, a sua busca por emprego tomará muito mais do seu tempo, sem ser realmente eficaz. Para evitar que isso aconteça, escreva um tipo de diário sobre a sua busca por emprego e vá vendo o seu progresso ao longo dos dias. Veja quais empresas você deseja procurar vaga, quais serão os seus métodos e, principalmente, se alguém do seu network pode ajudar. Tendo um plano, a sua procura trará muitos mais frutos e você não irá se sentir perdido.

PUBLICIDADE

2 – Pesquise sobre as empresas

Selecione as empresas nas quais você tem mais interesse de trabalhar e veja como as pessoas agiram para conseguir um emprego lá. Converse com funcionários, leia a política e valores da companhia e confira quais são as características que eles mais valorizam em seus profissionais. Dessa forma, será muito mais fácil saber o que escrever em seu currículo para que a empresa se interesse em sua candidatura.

3 – Consiga recomendações

Uma recomendação de um antigo chefe ou gestor pode ser o que falta para que o seu currículo se destaque dos outros. Fale com pessoas que façam parte do seu network ou retome o contato com ex-chefes. Eles podem ter coisas boas para falar sobre o seu trabalho e trazer mais legitimidade para a sua candidatura.

4 – Redes profissionais

A internet é uma ótima ferramenta para quem está procurando emprego. Aproveite os seus benefícios e cadastre-se em sites de emprego e redes sociais profissionais, como o LinkedIn. O primeiro caso irá aumentar a sua procura por vagas que se encaixem em seu perfil, e o segundo é a plataforma mais utilizada na hora de investir no network. Adicione contatos profissionais na rede social e esteja mais próximo de possíveis oportunidades de carreira.

PUBLICIDADE

5 – Mantenha o contato

É importante que você mantenha o contato tanto com empresas que participou do processo seletivo, quanto com o seu network. Tenha certeza que as pessoas saibam o seu e-mail e celular, e ligue para a companhia para saber qual é o posicionamento em relação à vaga. Entretanto, é essencial que você não pareça ansioso ou falso: dê o tempo necessário antes de entrar em contato novamente e aja naturalmente.

6 – Aprenda a se apresentar

Um dos possíveis motivos para você não ter conseguido uma vaga de emprego ainda é porque você não consegue se apresentar da melhor forma. Preste atenção à sua postura, seus gestos e, principalmente, se você está sorrindo. É crucial que você passe uma ótima imagem para a outra pessoa, pois, assim, ela sentirá maior vontade de manter contato com você. 

Veja mais matérias de Carreira no Universia.