crescimento

Veja como alavancar sua carreira no primeiro passo para o mercado de trabalho

Confira as dicas a seguir e saiba como avançar na carreira ao dar o passo inicial no mercado de trabalho

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Para pessoas que acabaram de entrar no mercado de trabalho e ainda não têm experiência com empregos anteriores, encontrar uma empresa que aceite candidatos sem prática pode ser uma tarefa mais complicada. Porém, sabendo o que deve ser feito, você conseguirá o trabalho que procura.

Confira as dicas a seguir e saiba como avançar na carreira ao dar o passo inicial no mercado de trabalho:

Primeiro passo: encontre a área em que você se encaixa no mercado de trabalho

Aprenda a investir na bolsa

1. Entenda sua personalidade. Entender qual é o seu tipo de personalidade é essencial para encontrar o emprego correto para você. Mesmo que você não consiga entender exatamente seu tipo específico, você pode tentar fazer uma autoanálise a partir das coisas que você gosta e de como você costuma agir com as pessoas. Peça aos seus amigos e familiares que descrevam você com poucas palavras e comece a formar um perfil próprio com as descrições que fizerem.

2. Faça uma pequena lista de tipos de trabalho. Assim que você conseguir identificar sua personalidade, faça uma lista curta citando todos os tipos de trabalho que você acredita serem os ideais para sua vida. É importante que você concentre suas habilidades em atividades específicas para encontrar um foco para a sua carreira.

3. Escolha um ambiente. Se existir a possibilidade de escolher o local onde você deseja viver, leve em consideração todas as características desse lugar específico, desde o clima que acha mais agradável até o tipo de pessoas que você encontrará no local. Assim, você consegue encontrar o emprego ideal com mais facilidade.

Segundo passo: encontre um emprego mesmo que você não tenha experiência

1. Aprenda a maneira certa de escrever currículos. Mesmo que você esteja apenas iniciando sua carreira, você provavelmente tem habilidades que alguma empresa pode estar procurando. Por isso, é importante que você saiba a maneira certa para citar esses talentos no seu currículo e se destacar entre os demais candidatos.

2. Transforme um pequeno network em um emprego. Por mais que você tenha um network pequeno, você não precisa necessariamente de muitas pessoas para conseguir um emprego. Analise quais de seus contatos poderiam ajudar você a encontrar um trabalho e converse com eles. Você também pode começar a expandir seu círculo social a partir daí, tendo ainda mais chances de conquistar uma vaga de emprego.

PUBLICIDADE

Terceiro passo: o que fazer se você não conseguir um emprego

1. Faça uma autoanálise crítica. Normalmente, existe um motivo específico pelo qual uma pessoa não consegue um emprego. Pode ser alguma coisa que você fala, a maneira como se posiciona ou alguma informação em seu currículo que está afastando as empresas de você. Por isso, procure fazer uma análise crítica de você mesmo para descobrir qual o problema e então resolvê-lo.

2. Escreva seu currículo de trás para frente. Procure deixar as informações sobre sua experiência no currículo começando pela última. As empresas têm mais interesse no que foi concluído atualmente e por isso darão mais atenção ao que for escrito primeiro. Dê mais destaque às características que mais se encaixam ao perfil da vaga para a qual você se candidatar.

3. Saiba como elevar seu perfil profissional. Quando perguntarem a você com o que você trabalha atualmente e quais são seus objetivos, saiba como dizer a coisa certa para mostrar que você já tem a noção e a habilidade necessárias para começar a trabalhar.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.