outras coisas

Veja coisas não-acadêmicas antes de escolher sua faculdade

Se você é ligado a esportes, pesquise sobre a Atlética da universidade

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando pensamos em escolher uma universidade para estudar é normal que realizemos uma vasta pesquisa sobre a grade curricular, os professores, o vestibular, bolsas de estudo, entre outros aspectos acadêmicos. Porém, existem algumas coisas que você também deve observar antes de escolher por uma instituição.

Se você é ligado a esportes, pesquise sobre a Atlética da universidade. Veja quais times eles possuem e se eles têm o hábito de participar de campeonatos. Se você é bom em um esporte, pergunte se a sua habilidade pode dar descontos na mensalidade e outros benefícios escolares.

Caso a universidade fique em outro estado, confira como é a questão da moradia. Algumas instituições possuem um campus já com apartamentos para os alunos, porém, nem sempre isso é certeza. Por isso, não deixe de pesquisar onde os alunos vivem e se há a possibilidade de morar dentro do campus da universidade.

Aprenda a investir na bolsa

É importante analisar também a distância da sua casa até a universidade. Caso seja um trajeto longo e você não tenha carro, veja se é viável chegar às aulas por meio do transporte público. Você não quer estudar em um local em que será necessário realizar quase uma maratona para chegar, não é?

Agora, se você gosta de árvores e um grande espaço de convivência, é essencial que você visite o campus da universidade. Algumas instituições são pequenas e localizadas em ruas comuns, e as salas são dentro de prédios. Se a falta de um campus realmente pode afetar a sua decisão, é importante que você visite esses locais antes.

Por último, não deixe perguntar sobre as atividades extracurriculares que a instituição pode oferecer. Algumas universidades possuem grupos de teatro, música, cinema, política, etc. Veja quais organizações existem e pondere se você está preparado para participar de alguma delas.

Prestando atenção em diversos aspectos não-acadêmicos de uma universidade, as chances de você não se adaptar ao dia a dia universitário são bem menores. Boa sorte!

Veja mais matérias de Carreira no Universia.