elas fazem a diferença

Veja as melhores cores para usar em entrevistas de emprego

Um estudo feito pela consultoria Harris Interactive concluiu que as cores influenciam nas decisões dos empregadores

SÃO PAULO – Vestir-se bem para uma entrevista de emprego sempre foi uma premissa para passar uma boa primeira impressão ao recrutador. Contudo, o que poucos sabem é que, tão importante quanto escolher uma roupa adequada, é escolher a cor que transmitirá seriedade, profissionalismo e liderança.

Um estudo publicado o site CareerBuilder, feito pela consultoria Harris Interactive, concluiu que as cores influenciam nas decisões dos empregadores. Mais do que isso, o relatório identificou quais são as melhores e piores cores para usar neste momento.

De acordo com opinião de 2.099 gerentes de recrutadores e profissionais de Recursos Humanos, a cor azul (23%) e o preto (15%) foram as mais citadas. Já laranja (25%) está no topo das piores opões para a ocasião, por ser considerada pelos especialistas “pouco profissional.”

PUBLICIDADE

O que as cores dizem
Ainda segundo os recrutadores, as cores mais conservadoras, como preto, azul, cinza e marrom, transmitem mais “profissionalismo”. Além disso, elas podem ser associadas a alguns perfis como liderança, organização, confiança, criatividade. Confira abaixo:

• Preto – Liderança
• Azul – Colaborador
• Cinza – Lógico/Analítico
• Branco – Organizado
• Marrom – Confiável
• Vermelho – Poderoso
• Verde, amarelo, laranja ou roxo – todas associados com a criatividade

Outras dicas
Além de ficar atento às cores, especialistas recomendam avaliar outros itens relacionados à roupa. O primeiro é se adequar ao ambiente, isso é, não estar muito casual ou formal. “Se todos estão com shorts e chinelos e você aparece com um terno, você não estará alinhado com a empresa.”

Em caso de dúvida, a dica é apostar em tons neutros, como branco, preto, marrom e cinza. “Você pode usar uma camisa de botão clássica também.”

Roupas muito apertadas ou insinuantes podem deixar uma impressão desfavorável, já roupas muito soltas faz você parecer uma criança que ainda usa o terno do seu pai. “Verifique se o seu vestuário complementa sua forma de ser.”