Volta por cima

Veja as 3 conquistas que somente o fracasso pode trazer

As lições do fracasso podem ser muito valiosas. Saiba quais são as conquistas que apenas as falhas podem trazer

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Cometer um grande erro, daqueles que fazem com que sua vida se desequilibre e tudo saia do lugar, não significa que é hora de desistir. As lições do fracasso podem ser muito mais valiosas do que as aparentes vitórias. Para saber quais são as conquistas que apenas as falhas podem trazer e se sentir mais motivado a perseverar, confira as dicas a seguir:

1. Descobrir falhas e consertá-las: centenas de estudos já foram feitos sobre esse tema e todos concluem o mesmo: muito do sucesso depende não do talento, mas sim do aprendizado que se obtém com os erros.

O fato de você ter errado oferece a oportunidade de descobrir quais foram as falhas ao longo do caminho. Ao identificá-las, você poderá agir para consertar e evitar futuras frustrações. Enquanto você mantiver sua mente focada apenas em pensamentos como “sou um erro” ou “há algo errado comigo”, será impossível descobrir o que deu errado. Quando você alterar sua mentalidade, poderá perceber quais são as mudanças necessárias naquilo que pode controlar: seu comportamento, planejamento, reações, por exemplo.

PUBLICIDADE

2. Sacudir a poeira e tentar novamente: quando o professor universitário norte-americano Randy Pausch recebeu a notícia que teria apenas seis meses de vida por conta de um câncer no pâncreas deu aos seus alunos a aula que se transformaria futuramente em livro best-seller e em vídeo viral na internet.

Intitulada “A última palestra”, a aula tratou sobre alcançar os verdadeiros sonhos de sua infância. Uma das falas de Pausch foi “os obstáculos não existem para nos manter fora do que desejamos. Os obstáculos existem para nos dar uma chance de mostrar o quanto queremos algo. Eles existem para impedir as pessoas que não querem isso o suficiente”.

3. Encontrar a verdadeira vocação: o fracasso também tem o poder de abrir os olhos em situações de infelicidade, principalmente profissional, e permitir que você saia dessa circunstância. Se você errar, mas ainda assim se esforçar e dedicar nessa tarefa para aperfeiçoá-la. Então, continue nesse caminho. Agora, se você se encontrar sem satisfação e completamente desanimado mesmo nos momentos de alegria, é hora de buscar novas experiências.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.