Veja as 11 frases que você nunca deve dizer no trabalho

Quer manter boas relações no ambiente de trabalho? O que você diz ou deixa de dizer pode ser fundamental para isso

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – As palavras são ferramentas poderosas no ambiente de trabalho, tanto para o bem quanto para o mal. Se você deseja ser um bom profissional, manter boas relações com os colegas de trabalho e conquistar a confiança do seu chefe, vai precisar estar atento ao que diz. Apenas não se esqueça de manter as suas atitudes alinhadas com as suas palavras. Confira 11 coisas que você não deve dizer no ambiente de trabalho.

1. “Isso não é justo”: alguém foi promovido ou ganhou um aumento que você queria? Não importa. Injustiças acontecem o tempo inteiro, pare de reclamar e foque-se no seu trabalho. Você não precisa se conformar com o que aconteceu, mas reclamar não pode resolver nada. Ao invés disso, trabalhe com mais afinco para que seus argumentos sejam válidos.

2. “Isso não é problema meu” ou “Não sou pago para isso”: como você se sentiria se pedisse ajuda e recebesse esse tipo de resposta? O que esse tipo de resposta diz sobre essa pessoa? É dessa maneira que você quer ser visto? Talvez determinada tarefa não seja, de fato, o seu trabalho. Mas se você puder ajudar a resolver, por que não?

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3. “Eu acho que…”: lembre-se: “achismos” não têm força. Se você quer colocar a sua opinião e ter credibilidade, prefira substituir esse tipo de palavra por outras mais fortes, como “eu acredito”. Isso mostra confiança e força.

4. “Vou tentar”: se você diz que “vai tentar” fazer alguma coisa dá entender que existe uma possibilidade de falhar. Isso, por si só, já diminui a confiança das pessoas em você. Se você precisa assumir uma nova tarefa e não tem certeza de que será bem-sucedido substitua o “tentar” por “vou aprender”. E deixe claro que a qualquer momento você pode precisar de ajuda.

5. “Eu odeio…”: não importa se é um colega de trabalho, um comportamento ou mesmo a empresa. O ódio tem o poder de destruir a sua carreira com uma velocidade incrível. Pare de criticar as pessoas e procedimentos da organização. Isso vai levar você a algum lugar? Entenda que esse tipo de comportamento pode refletir de maneira negativa em você.

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6. “Mas nós sempre fizemos desse jeito”: os líderes mais inovadores incentivam a inovação, o pensamento criativo e a capacidade de resolver problemas. Se você tem a oportunidade de fazer isso, não a desperdice prendendo-se a conceitos antigos e uma rotina estabelecida. Talvez exista uma maneira nova e mais simples de resolver o problema, você só saberá se tentar colocá-la em prática.

7. “Isso é impossível” ou “Não há nada que eu possa fazer”: você está certo de que considerou todas as possibilidades existentes para resolver um problema? Quando você comete o erro de dizer frases negativas como essa você passa uma imagem pessimista, passiva e, ainda pior, de má vontade. Os empregadores aprovam pessoas pró-ativas, com atitude positiva e interesse em ajudar.

8. “Você deveria ter…”: quando algo dá errado, a prioridade deve ser resolver o problema e não encontrar culpados para ele. Você não ajuda em nada acusando os seus colegas de trabalho e dizendo como eles deveriam ou poderiam ter se comportado. Ao invés disso preocupe-se em trabalhar em equipe e oferecer a sua ajuda de todas as maneiras que puder, sem julgamentos.

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9. “Talvez eu esteja enganado, mas…”: você não precisa iniciar as frases dessa maneira, isso vai tirar a sua credibilidade e eliminar todo o impacto daquilo que você tem a dizer. Talvez você não esteja 100% seguro, mas isso deve ser interpretado como um sinal de que você precisa conhecer mais sobre aquilo que vai falar. Você não pode ter medo de falar, mas precisa estar bem preparado para isso.

10. “Você não acha?”: você não precisa que alguém valide as suas opiniões para que elas sejam verdadeiras. Deixe esse tipo de pergunta para discussões honestas em que a opinião de todos seja necessária.

11. “Não tenho tempo para isso agora”: mesmo que seja uma afirmação verdadeira, não deve ser dita. O seu trabalho não é mais importante que o dos seus colegas e dizendo isso você dá a entender que tem mais prioridades e problemas que eles. Não faça com que eles se sintam menos importantes. Ao invés disso, pergunte se você pode ajudar dentro de alguns minutos ou se vocês podem agendar um horário.

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