Veja as 10 melhores empresas para começar a carreira

Segundo especialistas, o que torna uma empresa atrativa aos jovens é a possibilidade de rápido crescimento na carreira

SÃO PAULO – Trabalhar no Google é o desejo de muitos profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho. Segundo um levantamento realizado pela revista Você/SA, a empresa aparece em primeiro lugar em uma lista com 30 empresas que analisa as melhores empresas para começar a carreira.

Segundo a publicação, no Google a democracia impera, já que as decisões são tomadas em conjunto, todos tem o mesmo plano de saúde, desde cargo mais baixo até o presidente. Além disso há chocolates disponíveis na mesa e os profissionais tocam jazz no final do expediente.

Em segundo lugar da lista aparece a 3M. Entre as vantagens de trabalhar na multinacional está um dia de folga na semana para quem faz mestrado e doutorado em áreas que a empresa atua. Já o terceiro lugar é ocupado pela Accenture, que investe fortemente em cursos e bolsas. Confira abaixo o ranking com as top 10:

PUBLICIDADE
Melhores empresas para começar a carreira
ColocaçãoEmpresas
Google
3M Do Brasil
Accenture
Alcoa
Ambev
Banco Bradesco
Basf
Chemtech
Cielo
10ªCoelce

Eles querem ascenção
Para saber o que torna uma empresa interessante ao jovem, o Portal InfoMoney conversou com duas especialistas, a gerente-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marcia Luzia de Souxa Almeida e a consultora da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano, Elaine Lombardi. Ambas concordam que um dos fatores que atraem estes profissionais é a possibilidade de rápido crescimento na carreira.

Marcia explica que os jovens querem ocupar cargos cada vez maiores em um curto espaço de tempo. “Eles buscam ascensão e consequentemente salários maiores”. Além da remuneração, os jovens querem benefícios diferentes dos comuns, como vale-refeição e plano de saúde e é por isso que estas empresas investem em academias e espaços para descontrair.

Mas as empresas não oferecem apenas estas vantagens para atrair os profissionais. Elaine acrescenta que os benefícios, o clima descontraído e plano de carreira são maneiras de reter os colaboradores. “Ao analisar a lista nota-se que são empresas que encontram dificuldades de ter bons profissionais, principalmente as do setor de TI. Se o jovem encontra outra oportunidade que ele acredita ser melhor, ele não pensa duas vezes para mudar de empresa. Para o jovem, a satisfação aparece em primeiro lugar”.