produtividade

Veja 8 passos para deixar de procrastinar

Você é um procrastinador? Confira algumas dicas simples que vão ajudá-lo a deixar esse comportamento de lado

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Procrastinar uma tarefa é um comportamento completamente comum e todos passam por isso em algum momento da vida. Contudo, se você passa a procrastinar todas as suas tarefas e deixa que isso se torne um problema para você, hora de parar. Confira algumas dicas simples que podem ajudá-lo a deixar a procrastinação de lado:

1. Anote as tarefas. Anotar a tarefa tão temida e que você tem evitado de todas as maneiras traz o projeto para o primeiro plano na sua mente, fazendo com que você não possa mais ignorá-lo.

2. Identifique os sentimentos que a tarefa causa. De acordo com muitos psicólogos, a procrastinação é uma reação emocional gerada pelo medo, pela tristeza ou pela raiva. Portanto, descobrir o que você está sentindo pode ajuda-lo a superar esse problema e dar andamento ao que deve ser feito.

PUBLICIDADE

3. Tire as emoções do caminho. Depois de descobrir qual é o sentimento que impede você de ir adiante com a sua tarefa você deve se dedicar a tirá-lo do seu caminho. Não guarde as emoções para si, dê um jeito de expressá-las de maneira construtiva. Escreva o que faz você se sentir incomodado, saia para correr ou encontre um trabalho voluntário.

4. Ache um antídoto para os pensamentos negativos. Analise a sua situação e identifique todos os pensamentos negativos que surgem na sua cabeça quando você pensa na tarefa que precisa realizar. Depois de saber quais são eles ficará mais fácil encontrar outro pensamento capaz de neutralizar os negativos. Fazendo isso você se sente mais motivado a completar sua tarefa.

5. Divida a tarefa em pequenos pedaços. Se o que mais assusta você é a complexidade da tarefa a ser realizada, o segredo é dividi-la em pequenas etapas simples de serem resolvidas. Analise o seu problema como um todo e veja de que maneira você pode dividi-lo em tarefas menores. Depois comece pelo que for mais fácil de resolver.

6. Comemore cada etapa concluída. Cada etapa do seu processo de realização deve ser comemorada. Não há motivo para esperar até que tudo esteja concluído, cada fase deve ser considerada uma conquista e, portanto, comemorada como tal. Isso vai fazer com que você se sinta satisfeito com o seu desempenho e, em consequência, incentivado a ir para as próximas fases.

7. Preste atenção em possíveis obstáculos. Uma vez que você dividiu sua tarefa principal em pequenas partes, novos obstáculos podem aparecer. Seu trabalho é antecipar esse tipo de problema para que seja possível desviar-se dele. Um obstáculo pode ser fatal para a sua motivação e fazer com que você volte à estaca zero.

8. Aproveite a vitória. Quando todas as pequenas etapas da sua tarefa estiverem concluídas é hora de aproveitar a sua vitória. Lembre-se de tudo que foi difícil e de como você conseguiu resolver esses problemas. Pense em quanto você evoluiu desde o início do processo e lembre-se de que agora você está mais perto do sucesso. Isso vai ser recompensador.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.