Home office

Veja 7 mitos sobre trabalhar em casa

Confira alguns mitos e verdades sobre o famoso home office e a melhor maneira para lidar com essa situação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Um levantamento divulgado pela Car Insurance, organização norte-americana de seguradoras, avalia que a qualidade de vida de funcionários que trabalham de casa é normalmente maior. O estudo apontou muitos benefícios para a saúde dos trabalhadores e para o meio ambiente. Mesmo com esta constatação, muitos empregadores continuam acreditando em certos mitos sobre o famoso home office.

Se você deseja flexibilizar os seus horários de trabalho e ter mais qualidade de vida, confira alguns mitos sobre trabalhar em casa:

1. Profissionais perdem muito tempo com internet, mensagens de texto e redes sociais. O fato de passar horas na internet ou nas redes sociais não significa falta de produtividade. De acordo com a pesquisa da Universidade Nacional de Singapura, os profissionais que navegam na internet durante o horário de trabalho têm um melhor desempenho e são mais produtivos. Ao contrário do que muitos chefes acreditam as pessoas também gastam tempo com essas coisas no escritório.

PUBLICIDADE

2. Os funcionários podem ser desonestos fora do escritório. Os profissionais podem ser desonestos em qualquer lugar. Você pode prender uma pessoa dentro de um escritório durante todo o expediente e, mesmo assim, ela pode não cumprir as suas funções. Lembre-se: não é o ambiente que faz a pessoa serem desonestas, mas as suas atitudes.

3. Empregados que trabalham em casa são mais difíceis de serem encontrados. Com as novas opções de tecnologia no mercado, isso não é verdade. Você pode muito bem trabalhar em casa e conversar com o seu chefe via smartphones, tablets e laptops. Assim como no escritório, os funcionários ficam disponíveis em todos os momentos.

4. Os funcionários não conseguem se comunicar com outras pessoas na empresa. Mais uma vez, as tecnologias de comunicação estão disponíveis para essa finalidade. Para manter todos os funcionários conectados, você pode usar um telefone, mídias sociais, Skype, Google Hangouts ou qualquer tecnologia para reunião virtual.

5. Os funcionários não podem participar de brainstorms. Esqueça esse conceito de que as melhores decisões ou ideias vêm da cafeteria. Um brainstorming pode acontecer em qualquer lugar. Na verdade, os melhores ambientes para ser realizar esse tipo de reunião são fora do ambiente de trabalho.

6. Os profissionais trabalham menos horas. Os funcionários que trabalham em casa não têm o seu tempo controlado, na realidade, eles acabam trabalhando mais horas que os outros.

7. Trabalhar em casa é como um período de férias. Trabalhar em casa não é um período de férias. E muitas vezes, isso pode ser até mais estressante. Trabalhar em casa tem os seus benefícios, mas você também encontra muitas distrações que não estão presentes no seu ambiente de trabalho. E isso pode atrapalhar muito o seu rendimento.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreira no Universia.