Carreira

Veja 7 habilidades que todo profissional deve ter

Algumas habilidades irão ajuda-lo, independentemente de quais são seus objetivos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – As habilidades são extremamente importantes no mercado de trabalho. As habilidades que você tem podem te tornar um profissional mais valioso e atrair mais potenciais empregadores.

Infelizmente, muitos trabalhadores conhecem apenas habilidades úteis apenas para sua área específica de especialização e não desenvolvem competências gerais que são muito mais importantes.

A revista Inc. listou sete habilidades que servem como pilares para qualquer profissional em qualquer posição. Confira:

PUBLICIDADE

1- Comunicação eficaz
Não importa quem você é, onde você trabalha ou o que área você está, a comunicação será um fator crítico para o sucesso final; seja dando informações a um cliente, informando suas necessidades a um supervisor ou colaborando com seus colegas. 
No mundo de hoje, as formas de comunicação são praticamente ilimitadas, mas as habilidades básicas responsáveis ??por garantir o sucesso dessa comunicação são fundamentais. Diga o que você quer dizer de forma concisa, precisa e adequada; e busque maximizar a eficácia de suas mensagens escolhendo os meios adequados para elas.

2- Organização e gestão
Ter habilidades organizacionais podem ajuda-lo a lidar melhor com as responsabilidades e garantir que elas sejam executadas corretamente. Ser organizado significa que você vai ser mais propenso a começar a trabalhar em tempo, priorizar suas tarefas de forma eficaz e buscar soluções para os problemas antes que eles sequer se tornem problemas. 
Já as capacidades de gestão também são úteis em qualquer posição; por exemplo, você vai ser capaz de gerir melhor os seus recursos, tempo e carga de trabalho. 

3- Negociação
A negociação é uma ferramenta útil para ter em qualquer posição e saber usá-la durante o processo de entrevista de emprego, por exemplo, pode garantir uma melhor posição, salário maior ou benefícios mais competitivos.
No contexto de um trabalho, você pode usar habilidades de negociação para fins óbvios como garantir novos clientes ou conseguir promoções com potenciais parceiros, mas também é útil para diminuir possíveis pontos de resistência e reduzindo os custos totais de operação.

4- Pensamento crítico
O pensamento crítico é um processo de resolução de problemas que lhe permite encontrar e corrigir as deficiências potenciais ou pontos de falha em um determinado ambiente. Ele permite mais soluções criativas para os problemas, a avaliação mais rápida de situações ruins e maior reconhecimento de padrões em grandes sistemas.

5- Trabalho em equipe e saber delegar funções
Enquanto algumas posições contam com ele mais do que outras, você sempre terá algum nível de trabalho em equipe para gerenciar no local de trabalho, além de precisar delegar trabalho a seus subordinados. Saber como trabalhar com os outros de forma eficaz e como jogar para os pontos fortes das pessoas é uma habilidade fundamental para o sucesso em qualquer área.

6- Pesquisa e análise
Ser capaz de encontrar rapidamente as informações, analisá-lo e reconhecer padrões-chave é essencial para praticamente qualquer função.

PUBLICIDADE

7- Confiança
Confiança pode parecer um traço pessoal, mas pode ser adquirida e desenvolvida como uma habilidade. Você pode aumentar a sua confiança em algumas áreas através da prática pura; quanto mais vezes você faz algo, mais confiante você vai ficar em relação àquela tarefa.
Trabalhar a sua linguagem corporal, elocução e pensamentos positivos, também te ajuda a ser tornar uma pessoa mais confiante.