Sentimentos

Veja 6 dicas para dar um basta no drama no trabalho

Cada local de trabalho tem os funcionários que lamentam, complicam e controlam as situações - e todos eles podem ser prejudiciais à moral e eficiência de uma empresa

SÃO PAULO – Não há mais tempo para fazer drama no ambiente de trabalho. Cada local de trabalho tem os funcionários que lamentam, complicam e controlam as situações – e todos eles podem ser prejudiciais à moral e eficiência de uma empresa. Confira a seguir 6 dicas sobre como negociar com o drama no local de trabalho:

1 – Estabeleça a sua estratégia. Se você trabalhar com uma pessoa que faz muito drama, tente entender a personalidade desse colega e desenvolva uma estratégia de comunicação que servirá a ele. Acima de tudo, olhe para o talento da pessoa e expresse um desejo sincero de que ele tenha sucesso.

2 – Cuidado com as emoções. Não se aproxime de alguém se suas emoções estão em alta. Você pode recorrer a ataques pessoais ou permitir tons duros para levar discurso. Pare um minuto para pensar. Um ataque emocional, normalmente, provoca uma reação defensiva e pode prejudicar a sua capacidade de influenciar o colega.

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3 – Compartilhe somente os fatos. Ao classificar um problema, os fatos são separados das opiniões. Retransmita exatamente o que aconteceu e tire o julgamento. Você vai manter a negociação segura e evita uma conversa destrutiva.

4 – Preveja objeções. Considere o pior cenário. Pense em pedir um tempo para pensar em alternativas de abordagem. Cada objeção pode mudar o percurso de uma conversa.

5 – Faça uma autoavaliação. Periodicamente, faça uma autocrítica e esteja preparado para se ajustar. Se você achar que pode estar contribuindo para o drama no local de trabalho, tome cuidado.

6 – Estabeleça metas reais. Caminhe em pequenos passos. Use uma abordagem por prazo para metas de mudança de comportamento. Não espere o impossível: as pessoas não podem mudar do dia para a noite.

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