Pega mal

Veja 5 motivos para não usar o Facebook durante o expediente

Você costuma acessar seu perfil pessoal no Facebook a partir do computador do escritório? Esse hábito pode trazer uma imagem negativa

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Não há mal nenhum em acessar o Facebook pelo computador do escritório, certo? Nem sempre. Embora seja comum ver funcionários utilizando seus perfis pessoais na rede social enquanto trabalham, o comportamento pode trazer alguns problemas para a imagem profissional e para a carreira. Se você tem o hábito de acessar sua conta pessoal diversas vezes ao longo do dia, veja alguns motivos para repensar o comportamento:

1. Vicia. De acordo com pesquisa realizada na University of Gothenburg, na Suécia, 70% das pessoas entra no Facebook logo após ligar o computador. Para os pesquisadores, isso pode acabar se tornando um vício. Se você costuma acessar o seu perfil antes mesmo de iniciar suas tarefas, reveja essa atitude: você pode perder mais tempo que o esperado na rede social, além de correr o risco de deixar que o comportamento se torne um mau hábito.

2. É deprimente. Outro estudo, realizado pela Humboldt University e pela Technical University in Darmstadt, ambas na Alemanha, revelou que ver fotos de férias ou ler sobre os relacionamentos e carreiras bem-sucedidos de outras pessoas faz com que você se sinta infeliz. Isso não significa que você deve simplesmente cancelar sua conta para não se sentir deprimido. Apenas procure outro horário para se informar sobre as publicações dos seus amigos. Fazer isso durante o trabalho vai prejudicar seu rendimento, uma vez que pessoas infelizes são menos produtivas.

Aprenda a investir na bolsa

3. Incentiva a má alimentação. Uma das maiores batalhas dos funcionários que trabalham em escritórios é evitar comer na mesa de trabalho. Contudo, uma pesquisa realizada por professores da University of Pittsburgh e da Columbia University, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas que usam o Facebook para interagir com familiares e amigos próprios sofrem uma queda no autocontrole, o que faz com que elas sejam mais suscetíveis a escolha de alimentos não saudáveis enquanto navegam pela rede social.

4. Pode ser usado para vigiar você. Se a privacidade é um fator importante para você, esse será o melhor motivo para evitar o Facebook – e talvez as demais redes sociais – no horário de trabalho. Já existe disponível no mercado uma série de sistemas capazes de conseguir, a partir do seu perfil e o que você publica nele, uma série de informações a seu respeito, como os lugares que você frequenta, a sua aparência e até mesmo prever seus comportamentos futuros. O mais conhecido desses sistemas é o Riot (Rapid Information Overlay Technology), divulgado pelo jornal britânico The Guardian.

5. É uma desculpa para procrastinar. Tarefas difíceis tendem a ser deixadas para depois e utilizar as redes sociais passa a ser a desculpa perfeita para esse adiamento. Seu chefe não concordará com você, mas na sua cabeça é muito claro: você não pode dar início ao projeto porque está vendo as fotos do casamento daquele seu colega de escola. Esse tipo de comportamento faz com que você perca a credibilidade com seus superiores e colegas de trabalho, além de atrapalhar a sua rotina.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.