funcionais

Veja 5 formas incomuns se preparar para uma entrevista de emprego

Antes da entrevista de emprego, veja se existe alguma foto ou informação embaraçosa ao seu respeito no Facebook

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Apesar de as entrevistas de emprego seguirem basicamente a mesma estrutura, todos nós costumamos ficar nervosos antes de realizar uma, não importando se temos bastante experiência ou não. Se você está diante dessa situação e já leu todas as dicas tradicionais (e muito úteis!) para se preparar, veja aqui formas inusitadas e funcionais de estar pronto para conquistar a vaga dos sonhos:

1 – Checar o Facebook

Antes da entrevista de emprego, veja se existe alguma foto ou informação embaraçosa ao seu respeito no Facebook, e torne o conteúdo do seu perfil privado, pois muitos entrevistadores procuram os candidatos em redes sociais. Em seguida, busque pelo nome de quem fará a sua entrevista e veja se você consegue algo que possa ser útil na conversa. Às vezes é possível demonstrar interesses em comum, o que é uma ótima forma de agradar.

PUBLICIDADE

2 – Leve uma revista ou um jornal com você

Muitas vezes seu comportamento na sala de espera está sendo avaliado. Então, leve um jornal ou uma revista de notícias e leia enquanto aguarda pelo recrutador.

3 – Molhe os pulsos e a nuca

Você costuma ficar muito nervoso antes de uma entrevista de emprego? Isso pode ser resolvido molhando seus pulsos e a nuca, porque neles estão localizadas importantes artérias e a água ajuda a abri-las e melhorar a circulação de sangue. Mas, atenção: molhe as pontas dos dedos e espalhe a água, afinal, não queremos que você esteja com a roupa molhada quando o entrevistador lhe chamar, não é?

4 – Faça uma lista

Sabe aquelas perguntas clichê de entrevistas de emprego? Que tal preparar uma lista com itens que poderão ajudar a respondê-las? Liste suas qualidades e defeitos de forma a facilitar suas respostas, mas atenção: tome cuidado para que, na hora da entrevista, você não aparente estar lendo.

PUBLICIDADE

5 – Ensaie em frente ao espelho

Pode parecer coisa de filme, mas isso pode realmente melhorar o seu desempenho: ensaie sua postura, tom de voz, entonação e informações básicas que serão ditas ao longo da entrevista. Não esqueça também de provar a roupa que você usará no “grande dia”, para se assegurar de que ela não precisa de ajustes. No mais, fique calmo e boa sorte!

Veja mais matérias de Carreira no Universia.