Comportamento

Veja 5 dicas para ter ideias contagiantes

Quer que as suas ideias sejam apoiadas pelos demais? Confira algumas dicas simples para fazer com que elas sejam mais compartilháveis

SÃO PAULO – Ter boas ideias não é o suficiente para que elas sejam postas em prática. Para isso elas precisam ser contagiantes, fazer com que outras pessoas se interessem por elas. E essa é uma tarefa ligeiramente mais complicada. Contudo, não é impossível fazer com que as pessoas se identifiquem com os seus projetos.

De acordo com o professor Jonah Berger, da Wharton Business School, alguns elementos-chave podem fazer a diferença nesses casos. As dicas, publicadas em seu livro “Contagious: Why Things Catch On”, estão resumidas abaixo. Confira:

1. Boa aparência. As pessoas compartilham coisas que dão a elas uma boa aparência. Portanto, pense se a sua ideia faz com que as pessoas pareçam bem ou melhores do que estão atualmente.

PUBLICIDADE

2. Contexto. Antes de compartilhar suas ideias, considere o contexto. Pense em exemplos que façam com que as pessoas se sintam parte do cenário, que podem ser resgatados com mais frequência.

3. Sentimentos. Concentre-se nos sentimentos que você pode causar nas pessoas. Suas ideias devem gerar emoção, você precisa fazer com que elas se sintam vivas.

4. Identificação. Para que a sua ideia seja contagiante você precisa fazer as pessoas se identificarem não com a própria ideia, mas entre si. Se o seu projeto faz com que as pessoas se sintam parte de alguma coisa ele será compartilhado com mais facilidade.

5. Valores. Quanto mais valores positivos a sua ideia transmite, mais pessoas tendem a se identificar com ela. É claro que a questão dos princípios é absolutamente subjetiva, mas pense nos valores aceitos amplamente pela sociedade. Eles tendem a ser mais compartilháveis.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.