Foco

Veja 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Se você tem dificuldades de concentração no trabalho e não consegue manter a produtividade ao longo do expediente, confira cinco dicas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ter um dia produtivo é uma das melhores sensações que um profissional pode experimentar, especialmente em uma semana estressante e desafiadora. Infelizmente, os picos de produtividade não são constantes para a maioria das pessoas e é necessário lidar com constantes distrações para conseguir cumprir todas as tarefas do dia. Se você está enfrentando um dia como esse, confira cinco dicas que irão ajudá-lo.

1. Aprenda a se antecipar: de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia Irnive, os profissionais conseguem se concentrar, em média, por três minutos e cinco segundos em uma tarefa antes que se distraiam. A pesquisa revelou outro fator surpreendente: 44% dessas distrações são internas (fome, tédio, estresse e sono). Isso mostra que é possível evitar as distrações (pelo menos metade delas) e ser produtivo, desde que você busque antecipar quais serão as suas possíveis fontes de desatenção. No caso, procure levar um lanche saudável para consumir entre as refeições e manter hábitos de descanso que sejam suficientes para suas exigências no dia seguinte.

2. Deixe claro que está ocupado: se 44% das distrações são internas, estão os 56% restantes são fatores externos. Pessoas, barulho, e-mails, ligações telefônicas e outras centenas de possibilidades que você poderia considerar podem prejudicar seu foco e produtividade. É claro que não é possível se isolar totalmente dos outros e trabalhar dentro de uma bolha – afinal, até dentro dela você se distrairia –, mas deixar claro para os colegas que no momento você não está disponível para o que quer que seja já ajuda a evitar possíveis desgastes.

PUBLICIDADE

3. Faça com que a tecnologia trabalhe a seu favor e não contra você: os e-mails são muito úteis, praticamente indispensáveis, não é mesmo? O que falar então do celular? Por mais que essas tecnologias sejam eficientes, elas podem servir como algumas das maiores fontes de distrações dos escritórios atuais. Aprenda a trabalhar com elas como aliadas e com disciplina, para que não fujam de seu controle e virem inimigas de seu desempenho.

4. Peça um cronograma mais flexível: uma pesquisa realizada com mais de 800 profissionais em busca de empregos mais flexíveis revelou que o principal motivo que os fazia procurar por trabalhos remotos era evitar a distração de colegas de trabalho. Mesmo que você não possa contar com a opção de trabalhar de casa, é possível conversar com seu chefe em busca de um acordo para que sua rotina de trabalho seja mais flexível, com dois dias de trabalho remoto, por exemplo.

5. Pare de dizer sim para tudo: as pessoas mais legais são normalmente as mais ocupadas, pois quando outros colegas pedem ajuda em alguma coisa ou para assumirem um novo projeto, elas imediatamente aceitam para contribuir para a equipe e serem educadas. Se você costuma dizer sim para todas as sugestões e pedidos de ajuda de seus colegas, procure avaliar aquilo que seria realmente necessário e o que você poderia negar em busca de mais tempo para seus próprios projetos e interesses. Além de contribuir para seu trabalho, você também se sentirá menos sobrecarregado e estressado no fim do dia.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia