Veja 5 dicas para recuperar sua motivação

Nem começou o ano e já se sente desmotivado? Confira uma lista com 5 passos simples que vão ajudar você a se sentir animado novamente

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se sentir desmotivado é comum em algum momento da carreira, mas deixar que isso interfira no seu desenvolvimento profissional é uma escolha sua. Mesmo que a situação no trabalho – ou em casa – esteja complicada, você deve se empenhar para recuperar o gosto pelo trabalho. Não sabe como fazer isso? Confira uma lista com 5 passos simples que vão ajudar você a se sentir motivado novamente.

1. Observe a situação: se você está se sentindo desmotivado e percebe que isso está interferindo na sua vida, hora de parar e analisar a situação. Seja honesto consigo mesmo: entenda o que você está sentindo e quais consequências isso pode causar na sua vida, seja ela profissional ou particular. Pense em todas as possibilidades, desde a mais básica até a mais grave, como perder o emprego ou entrar em depressão. Você precisa estar consciente dos riscos que essa desmotivação representa para a sua vida.

2. Questione-se: depois que você já entendeu o que esse comportamento representa, procure entender o que está causando esse sentimento. Por que o seu trabalho, os estudos ou a vida familiar estão desmotivando tanto você? Uma vez que você souber por que está se sentindo dessa maneira, será muito mais simples procurar soluções para o problema. Seja detalhista nesse processo, identifique o menor sinal que pode tirar a sua motivação. Você precisa se conhecer bem para lidar com esse comportamento.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Escreva: quando você finalmente entender as causas e consequências da sua falta de motivação, escreva isso. Pode parecer torturante, mas se você oficializar o sentimento de alguma maneira será muito mais simples lidar com ele. Não tente esconder de si mesmo o que sente. Seja bastante específico. Diga o que você sente, por que você sente, quando você sente isso e o que isso pode causar na sua vida.

4. Mexa-se: comece devagar, mas preocupe-se em resolver um por um os problemas da sua lista. Dedique-se a um de cada vez, mas faça de tudo para que você possa eliminá-lo da lista. Não vá para o próximo antes de ter concluído um deles. Você vai precisar de tempo para se adaptar aos novos comportamentos que essa mudança vai exigir. Portanto, tenha calma. Você vai perceber as coisas mudando gradativamente, tente não se sobrecarregar demais para que você não desanime novamente.

5. Confira: a cada período de tempo, volte para a sua lista e confira o que você já resolveu e o que ainda falta ser resolvido. Isso vai dar a você uma dimensão real da sua situação e ainda fará com que você se sinta satisfeito consigo mesmo e com o seu progresso. Risque da lista aqueles problemas que você já eliminou e planeje a solução dos próximos. Em pouco tempo você se sentirá completamente motivado para exercer o melhor trabalho que puder.

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.

Tópicos relacionados