no azul

Veja 5 dicas para gerenciar suas finanças durante uma transição de carreira

Se você está pensando na possibilidade de transitar de uma profissão para outra, confira algumas dicas que podem ajudar no processo de gerenciar seu dinheiro

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A decisão de mudar de carreira exige muita reflexão e controle. Uma das áreas mais afetadas por essa escolha é a financeira. Ao trocar sua área de atuação muitas coisas podem acontecer com os seus gastos e lucros, de maneira que o gerenciamento das finanças se torna essencial.

Se você está pensando na possibilidade de transitar de uma profissão para outra, confira algumas dicas que podem ajudar no processo de gerenciar seu dinheiro:

1. Peça seu benefício

PUBLICIDADE

O primeiro passo quando você está transitando entre duas carreiras é conseguir o seu seguro-desemprego. Esse dinheiro vai garantir a sua sobrevivência enquanto as coisas não se estabilizam. Porém, é preciso saber que esse benefício só é oferecido se você for oficialmente desligado de uma companhia. Por isso, lembre-se de negociar sua saída com a empresa atual.

2. Descubra se você tem dinheiro a receber

Em alguns casos, ao sair de uma companhia você ainda tem quantias a serem recebidas. Verifique com o departamento financeiro se esse é o seu caso, entenda de onde vem esse dinheiro e quanto você tem a receber. Depois disso, pense na melhor maneira de utilizá-lo para que renda futuramente. Você pode investir ou simplesmente guardar para situações de emergência.

3. Reduza gastos e evite dívidas

Verifique a sua folha mensal de gastos procurando por despesas que possam ser cortadas temporariamente. Isso é essencial para que você consiga manter as contas mais importantes em dia. Além disso, evite fazer novas dívidas até que tenha se estabilizado e esteja recebendo um salário novamente.

4. Faça um inventário das suas economias

PUBLICIDADE

Ao trocar de carreira, saiba exatamente quanto você tem em mãos. Faça um levantamento das suas economias, quantias guardadas em poupanças, etc. Isso vai ajudá-lo a se programar, entendendo quanto tempo você pode se sustentar com aquele dinheiro e, mais importante, quais despesas pode manter nesse período.

5. Bloqueie cartões de crédito

Enquanto estiver no período de transição entre carreiras, uma boa ideia é bloquear seus cartões de crédito para que você não se sinta tentado. Deixe apenas um para emergências e impeça o uso dos demais. Ainda que pareça uma boa ideia gastar agora para pagar quando você estiver recebendo normalmente, em muitos casos esse comportamento é perigoso, fazendo com que você se afunde em dívidas.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.